Anais do IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE, VIII Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity - WLC e do III Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - SINEPE
Em 2023, o IV RIEOnLiFE, o VIII WLC e o III SINEPE ocorreram conjuntamente na Cidade de Montes Claros/MG. Os eventos se conectaram numa perspectiva de rede, sendo organizados pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e o Campus Montes Claros, em parceria com o Grupo Internacional de Pesquisa: Educação Digital GPe-dU - UNISINOS/CNPq e a Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, além das instituições que constituem a RIEOnLIFE (https://unisinos.br/rieonlife/). Nesse sentido, os eventos coengendrados constituíram um espaço de troca e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva da educação híbrida e digital, da cibricidade, da Educação OnLIFE e da Ciência Aberta e Cidadã.
Os Anais do IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE, VIII Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity - WLC e do III Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - SINEPE, como um espaço-tempo de COMpartilhAÇÕES entre professores, pesquisadores, estudantes e gestores, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, apresentam 34 resumos expandidos e 59 trabalhos completos dentro das seguintes Temáticas:
VIII WLC:
1) Educação Digital Cidadã;
2) Cibricidade como espaço de aprendizagem; Cibricidades Educadoras; Cibricidades Criativas; Cibricidades inteligentes;
3) Metodologias e Práticas Pedagógicas na Cibricidade;
4) Metaversos, Games e Gamificação na Cibricidade;
5) Robótica inventiva na Educação;
IV RIEOnLIFE:
1) Educação Híbrida;
2) Educação Digital Inclusiva;
3) Educação Profissional e Tecnológica e a Educação OnLIFE;
4) Metodologias, Práticas e Docência OnLIFE;
5) Games e Gamificação na Educação;
6) Educação em Metaversos;
7) Educação em Museus;
8) Educação na Era das Hiperinteligências;
9) Arquiteturas e Plataformas Digitais na Educação;
10) Ecossistemas de Inovação na Educação OnLIFE.
III SINEPE:
1) Multidisciplinar.
PUBLICADO: 27/10/2023
A CRIAÇÃO DE PERSONAGENS: A RELEVÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
SIMONE KNIPHOFF THOMAS, Douglas Fonseca Campos, Luciana Backes
A EDUCAÇÃO ON-LIFE COMO SUBSÍDIO PARA COMPREENDER OS NOVOS DESAFIOS DE SER DOCENTE NA ERA DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS
Ana Clara Silva Lucas, Bárbara Soares Freitas Aguiar, Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes
A EDUCAÇÃO PARA OS NÃO SUPÉRFLUOS?
Shirley Mirone Martins Guimarães, Luciana Xavier Magalhães, Luciana Cardoso de Araújo, Ione dos Santos Velame, Francisco de Assis Costa e Silva
A EPT EM JOGO: GAMIFICAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO NOS CAMPI DO IFNMG
Juliano Gonçalves de Aquino, Francely Aparecida dos Santos
A ESCRITA DE SI MEDIADA PELO USO DA TECNOLOGIA: PADLET – QUEM SOU EU?
Daiane Silva de Andrade daiane.andrade, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes
A GAMIFICAÇÃO POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LITERATURA
Camila Cristina dos Santos, Neiva Gallina Mazzuco
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE O USO DAS TICS NO AMBIENTE ACADÊMICO
Val Brito, Naiara Vieira Silva Ivo
A POLIDOCÊNCIA NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ONLIFE: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DO SETOR DE DESIGN EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
Danielle Martins Leite Fernandes Lima, Eliane Schlemmer
A SIMULAÇÃO DE UM DEBATE SOBRE A ÉTICA E A POLÍTICA DOS SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
ALEX LARA MARTINS
ABORDAGENS SOBRE A AMAZÔNIA NO JOGO JORNADA BIOMAS ESCOLAS SOB O VIÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Mateus de Lima Correia, Carlos Erick Brito de Sousa
AMPLIAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO PARA ABORDAGENS INVENTIVAS COM ÊNFASE NO PERSONAL LEARNING ENVIRONMENT (PLE)
Daiana Steyer, Patrícia Scherer Bassani, Patrícia Alejandra Behar
ANALISANDO A EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL (ERE): CAPACIDADES EDUCACIONAIS E EXPECTATIVAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Gustavo Henrique Silva de Souza, Aline Patrícia Sobral dos Santos, Yuri Bento Marques, Wallas Siqueira Jardim, Geraldo Lopes Junior
ANÁLISE CURRICULAR DO LIVRO “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA”
Daniela Maria Gonçalves Fonseca, Francely Aparecida dos Santos
APLICAÇÕES DE TÉCNICAS DE REGRESSÃO PARA O MONITORAMENTO DE CONDIÇÕES DE MÁQUINAS NO CONTEXTO INDUSTRIAL
Gabriel Ramos da Silva, Luciana Balieiro Cosme
APLICAÇÕES DO PROCESSAMENTO DE LINGUAGEM NATURAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Fernanda Pereira Santana, Leandro Corrêa Magalhães
AUDIODESCRIÇÃO: POSSIBILIDADE DE LER O MUNDO
Aline Silvânia Ferreira dos Santos, Nayara Barbosa de Almeida, Soraya Rocha Melo
AVALIAÇÃO DO USO POTENCIAL DO CAROÇO DO UMBU (SPONDIAS TUBEROSA) NA OBTENÇÃO DE ETANOL LIGNOCELULÓSICO
Felipe Mendes Sousa fms16
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO RESÍDUO DO UMBU (SPONDIAS TUBEROSA)
Miguel Oliveira Riani
CIBRICIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA COM METODOLOGIAS ATIVAS: PROPOSTAS CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DE JOVENS PROTAGONISTAS
MAXWEL RODRIGUES JACOBINA ARAUJO
COMBINANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BANCO DE DADOS EM ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS
Lucio Fernandes Dutra Santos, Ailana Fernanda Silva Dutra Santos
COMPETÊNCIAS DE GESTÃO EM TEMÁTICAS EMERGENTES: ESTRUTURAÇÃO DE TRILHAS PARA GESTORES DE EDUCAÇÃO EM PLATAFORMA DIGITAL
patricia de Albuquerqe Maia, Daniel dos Reis Pedrosa, Marcos Antônio de Oliveira, Anderson da Silva Costa, Anderson Sanita
COMPETÊNCIAS NO SERVIÇO PÚBLICO: A MANDALA DE COMPETÊNCIAS NA PLATAFORMA DIGITAL DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES - PLAFOREDU
Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, Patrícia de Albuquerque Maia, Elaine Cristina dos Santos, Luis Otoni Meireles Ribeiro, Daniel dos Reis Pedrosa
CONSTRUINDO NARRATIVAS EM CO-CRIAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Glaucia Silva da Rosa Johann
DESDOBRAMENTOS DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA
Zelinda Crislayne de Souza, Mônica Maria Teixeira Amorim
DESPERTANDO PARA A EDUCAÇÃO ONLIFE: O OLHAR DOCENTE DE IMERSÃO TECNOLÓGICA NA PANDEMIA DA COVID-19
Aline Patrícia Sobral dos Santos, Greyce Kelly de Souza Rezende, Fábia Magali Santos Vieira
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Isabella Tolentino Prates, Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida
EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA DA AUSTERIDADE NO BRASIL: OS IMPACTOS ADVINDOS COM A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95/2016
Junia De Souza Silva
EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO - O CURRÍCULO ANALISADO NO LIVRO: UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA
Eveline Nogueira de Castro e Oliveira, Francely Aparecida dos Santos
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE A RESPEITO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO BÁSICO
Renata Gracielle Porto Pereira, Jean Carlo Laughton de Sousa
EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE HIPERINTELIGÊNCIAS: UM RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
Luiza Vitória de Abreu Schell, Luiza Rossi, Eliane Schlemmer
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Karine Andrade Fonseca karine.fonseca, Andressa Suelen Gonçalves Figueiredo
EDUCAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE HORIZONTES: IMPACTOS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR
GRASIELA Pereira DA SILVA, ANDREA MAYER VEIGA
ENSINO BASEADO EM PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO APLICADO À DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS III DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA, DO IFNMG – CAMPUS MONTES CLAROS (MG)
Ramon Geraldo Campos Silva, Ricardo Luz Ribeiro
ENSINO ONLINE E HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS NA ERA PÓS-PANDEMIA
Daniel Xavier Brant, Davi Xavier Rocha, Keila Auxiliadora de Carvalho
ESCUTAR, SENTIR E PARTICIPAR: EMBRIÕES PARA COMUNIDADES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM
Jamylle Rebouças Ouverney, José Luiz Amado, Thiago Lamonier Souza Gomes
ESTRATÉGIAS DE CURADORIA DIGITAL DE MOOCS PARA A CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS NA RFEPCT
Daniel dos Reis Pedrosa, Patrícia de Albuquerque Maia, Luis Otoni Meireles Ribeiro, Elaine Cristina dos Santos, Anderson Sanita
ESTUDO FARMACOCINÉTICO E TOXICÓLOGICO IN SILICO PARA DERIVADOS DE FLAVONAS
Gabriel Veloso Correa, Stephanie Priscila de Sousa Cezário, José Felipe Leite Ferreira Rosa, Laura Faria Araujo, Luiz Frederico Motta
ESTUDO FARMACOCINÉTICO IN SILICO E DA TOXICIDADE IN SILICO AMBIENTAL E HUMANA DO ANTIBIÓTICO VETERINÁRIO CEFQUINOMA
Débora Marco de Castro, Luiz Frederico Motta
EXPLORANDO A EDUCAÇÃO NOS MUSEUS: AMPLIANDO HORIZONTES CULTURAIS ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO
VIK DE SOUZA CHAVES, THIAGO VIEIRA FIRMINO LOPES, NOÊMIA DE FÁTIMA SILVA LOPES
EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ONLIFE
Aline Patrícia Sobral dos Santos, Bárbara Soares Freitas Aguiar, Marcelo de Miranda Lacerda
FERRAMENTAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães, Jamylle Rebouças Ouverney, Sandro José Conde
INFÂNCIA DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE OS USOS DA INTERNET POR CRIANÇAS E A MEDIAÇÃO PARENTAL
Larissa Alves Lima, Fábia Magali Santos Vieira
INSTITUTOS FEDERAIS E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O CASO DO IFINANÇAS
Maria Luiza Firmiano Teixeira, Luis Oscar de Araujo Porto Henriques, Tarrara Alves Horsth
INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA GESTÃO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS
Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza, Marcelo de Miranda Lacerda
INTELIGÊNCIAL ARTIFICIAL GENERATIVA: APLICAÇÕES E CONTEXTOS
Matheus Ayres Melo, Patricia Scherer Bassani
JOGO ROBÓTICO HÍBRIDO “OS TRÊS PORQUINHOS”: UMA FORMA DE APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
ELIS JOSIANE SPOHN BEVILAQUA, ANIBAL LOPES GUEDES, SONIZE LEPKE, VANDEIR BASSOLI
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: GAME COORDENADAS DA VIDA
Mário Régis Gonçalves
KATOLÂNDIA: O PROCESSO DE CO-CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM IMERSIVO
Bruna Schuster, Bárbara Cleto, Eliane Schlemmer
METODOLOGIAS ATIVAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS
Carlos Alexandre de Oliveira, Luciana Cardoso de Araújo, Ivanilton Antônio de Oliveira, Tatiane Pereira da Silva
MISSÃO "TOMKAT NAS ESCOLAS": AS AVENTURAS DO TOMKAT NO METAVERSO SPATIAL
bgcleto, Luiza Schell, Eliane Schlemmer
MODELAGEM MOLECULAR, ESTUDO FARMACOCINÉTICO IN SILICO HUMANO E AMBIENTAL PARA O ANTIBIÓTICO OXITETRACICLINA
Ísis Vitória Azevedo Ramos Carvalho
O BOM PROFESSOR E SUA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS CURSOS TECNICOS INTEGRADOS DO IFNMG “UM OLHAR DA GESTÃO”: TDAH (RE) CONHECER, COMPREENDER E ACOLHER
Silvia Márcia Assunção Oliveira, Aline Silvânia Ferreira dos Santos, Ramony Maria da SIlva Reis Oliveira
O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Lidinei Santos Costa, Ramony Maria da Silva Reis Oliveira, Adeizete Gomes Silveira, Claudiane Moreira Costa
O NOVO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Marcos de Oliveira, Andréia Dias Silva, Tais Gomes de Oliveira, Bruna Emanuela Rodrigues Carneiro, Adna Soares Carneiro
O USO DAS TECNOLGIAS MÓVEIS NA LICENCIATURA ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE CASO
JOELMA DE FÁTIMA MENDES, Ana Maria de Matos Ferreira Bastos, Natália Moura Lopes
O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO NO IFNMG
Karine Andrade Fonseca karine.fonseca, Roberta Silva Santos
O USO DE "MEMES" COMO LINGUAGEM PEDAGÓGICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Eloisio junior
O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NA CONSCIENTIZAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL ACERCA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS
Flávio Júnior Oliveira da Mota fjodm, Cleiane Gonçalves Oliveira
O USO DO TABLET NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MONTES CLAROS/ MG
Izabela Soares de Souza, Maria Jacy Maia Velloso
OBSERVATÓRIO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA WEB BASEADA EM GEORREFERENCIAMENTO
Gustavo Henrique Silva de Souza, Aline Patrícia Sobral dos Santos, Yuri Bento Marques, Wallas Siqueira Jardim, Marcelo de Miranda Lacerda
PESSOAS, LUGARES E TEMPOS NO PÓS-PANDEMIA: CONTEXTO PARA PENSAR A CIDADANIA GLOBAL E DIGITAL
Antônio Anderson Rabêlo Costa, Eliane Schlemmer
POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL, POLÍTICA INSTITUCIONAL E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DO IFNMG
Mara Christiani Pimenta, Marta Cristina G.F. Patrão, Elizabeth Moreira Gomes
PRÁTICAS DOCENTES MULTILETRADAS EM “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA” DE ZIRALDO
Eredi Gonçalves Ferreira Fernandes, Francely Aparecida dos Santos
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA REFLEXÃO NA OBRA “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA”
ELIZABETH ALVES SANTOS, FRANCELY APARECIDA DOS SANTOS
PREDIÇÃO FARMACOCINÉTICA E TOXICOLÓGICA IN SILICO PARA DERIVADOS DO ÁCIDO CINÂMICO
Laura Faria Araújo, Cacio Henrique de Souza Pinto, Gabriel Veloso Correa, Stephanie Priscila de Sousa Cesario, Luiz Frederico Motta
RECONECTANDO AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS E O USO DE RECURSOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA
Marcelo de Miranda Lacerda, Sidney Pereira da Silva
REFLEXÕES SOBRE OMNILATERALIDADE, EPT E A EDUCAÇÃO ONLIFE
Bárbara Soares Freitas, Carla Evangelista Soares, Soraia Ataide Linhares Frota, Roberta Pereira Matos
REPENSANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A AUDITORIA GOVERNAMENTAL À LUZ DO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO ONLIFE
Lindomar Junior Fonseca Alves, Carlos Alberto Diehl, Eliane Schlemmer
REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Darllem Lopes Ramalho
SALA DE AULA INVERTIDA E TECNOLOGIA DIGITAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Alessandra Ribeiro Queiroz
SEGURANÇA DO TRABALHO NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA: A APLICAÇÃO DA AULA INVERTIDA NO CURSO TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA
José Ramos Alves Barroso, Antônio Carlos Soares Martins, Hélida Cristine Santos Mendes Barroso
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PÓS PANDEMIA: PROMOVENDO A ACESSIBILIDADE DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA DO IFNMG NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Aline Silvânia Ferreira dos Santos, Marcelo de Miranda Lacerda
TECNOLOGIAS COMO ALIADAS À EDUCAÇÃO: UM DESAFIO DOCENTE DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19
Daniel, Celimar Reijane Alves Damasceno Paiva, Lilian Isabel Ferreira Amorim, Adriana Martins da Silva Castro, Isabela Cristina Soares Gregor
TRIÁSSICO INVENIRE MUSEUM: UMA EXPERIÊNCIA MUSEOLÓGICA NA REDE CONECTAKAT
Bruna Schuster, Francis Schirrmann Silveira, Eliane Schlemmer
UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR
Hellem Cristina Soares da Silva, Francely Aparecida dos Santos
USO DAS TDIC: ADICÇÃO EM SMARTPHONE E INTERNET PELOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE BOCAIUVA/MG
Mairam Júlia Gomes Moreira, Fábia Magali Santos Vieira
USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ PARA UMA ANÁLISE TEXTUAL SOBRE IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DOCÊNCIA
Tharley Eustáquio da Mota Silva, Dra. Fábia Magali Santos Vieira
VISITA AO CENTRO HISTÓRICO DE MONTES CLAROS E AO MUSEU REGIONAL DO NORTE DE MINAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tatiane Rocha Matos, Romário Allef Ribeiro Silva
VIVÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Ana Maria Marques Palagi, João Velasques Paladini, Myriam Gabriely Moreira Vital, Rafaella Rodrigues de Mello