Entrar

Anais do IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE, VIII Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity - WLC e do III Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - SINEPE

Em 2023, o IV RIEOnLiFE, o VIII WLC e o III SINEPE ocorreram conjuntamente na Cidade de Montes Claros/MG. Os eventos se conectaram numa perspectiva de rede, sendo organizados pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e o Campus Montes Claros, em parceria com o Grupo Internacional de Pesquisa: Educação Digital GPe-dU - UNISINOS/CNPq e a Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, além das instituições que constituem a RIEOnLIFE (https://unisinos.br/rieonlife/). Nesse sentido, os eventos coengendrados constituíram um espaço de troca e compartilhamento de aprendizagens na perspectiva da educação híbrida e digital, da cibricidade, da Educação OnLIFE e da Ciência Aberta e Cidadã.

 

Os Anais do IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE, VIII Festival Internacional do We, Learning with the Cibricity - WLC e do III Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - SINEPE, como um espaço-tempo de COMpartilhAÇÕES entre professores, pesquisadores, estudantes e gestores, sobre as compreensões, ações e proposições relacionadas à educação na contemporaneidade, apresentam 34 resumos expandidos e 59 trabalhos completos dentro das seguintes Temáticas:

 

VIII WLC:  
1) Educação Digital Cidadã; 
2) Cibricidade como espaço de aprendizagem; Cibricidades Educadoras; Cibricidades Criativas; Cibricidades inteligentes; 
3) Metodologias e Práticas Pedagógicas na Cibricidade; 
4) Metaversos, Games e Gamificação na Cibricidade; 
5) Robótica inventiva na Educação;

IV RIEOnLIFE:
1) Educação Híbrida;
2) Educação Digital Inclusiva;
3) Educação Profissional e Tecnológica e a Educação OnLIFE;
4) Metodologias, Práticas e Docência OnLIFE;
5) Games e Gamificação na Educação;
6) Educação em Metaversos;
7) Educação em Museus;
8) Educação na Era das Hiperinteligências;
9) Arquiteturas e Plataformas Digitais na Educação;
10) Ecossistemas de Inovação na Educação OnLIFE.

III SINEPE:
1) Multidisciplinar.

PUBLICADO: 27/10/2023

A CRIAÇÃO DE PERSONAGENS: A RELEVÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

SIMONE KNIPHOFF THOMAS, Douglas Fonseca Campos, Luciana Backes

A EDUCAÇÃO PARA OS NÃO SUPÉRFLUOS?

Shirley Mirone Martins Guimarães, Luciana Xavier Magalhães, Luciana Cardoso de Araújo, Ione dos Santos Velame, Francisco de Assis Costa e Silva

A ESCRITA DE SI MEDIADA PELO USO DA TECNOLOGIA: PADLET – QUEM SOU EU?

Daiane Silva de Andrade daiane.andrade, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes

ANALISANDO A EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL (ERE): CAPACIDADES EDUCACIONAIS E EXPECTATIVAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Gustavo Henrique Silva de Souza, Aline Patrícia Sobral dos Santos, Yuri Bento Marques, Wallas Siqueira Jardim, Geraldo Lopes Junior

ANÁLISE CURRICULAR DO LIVRO “UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA”

Daniela Maria Gonçalves Fonseca, Francely Aparecida dos Santos

AUDIODESCRIÇÃO: POSSIBILIDADE DE LER O MUNDO

Aline Silvânia Ferreira dos Santos, Nayara Barbosa de Almeida, Soraya Rocha Melo

COMPETÊNCIAS DE GESTÃO EM TEMÁTICAS EMERGENTES: ESTRUTURAÇÃO DE TRILHAS PARA GESTORES DE EDUCAÇÃO EM PLATAFORMA DIGITAL

patricia de Albuquerqe Maia, Daniel dos Reis Pedrosa, Marcos Antônio de Oliveira, Anderson da Silva Costa, Anderson Sanita

COMPETÊNCIAS NO SERVIÇO PÚBLICO: A MANDALA DE COMPETÊNCIAS NA PLATAFORMA DIGITAL DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES - PLAFOREDU

Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, Patrícia de Albuquerque Maia, Elaine Cristina dos Santos, Luis Otoni Meireles Ribeiro, Daniel dos Reis Pedrosa

CRIATIVIDADE E INVENÇÃO

Anibal Lopes Guedes, Eliane Schlemmer

DESPERTANDO PARA A EDUCAÇÃO ONLIFE: O OLHAR DOCENTE DE IMERSÃO TECNOLÓGICA NA PANDEMIA DA COVID-19

Aline Patrícia Sobral dos Santos, Greyce Kelly de Souza Rezende, Fábia Magali Santos Vieira

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Karine Andrade Fonseca karine.fonseca, Andressa Suelen Gonçalves Figueiredo

ESCUTAR, SENTIR E PARTICIPAR: EMBRIÕES PARA COMUNIDADES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM

Jamylle Rebouças Ouverney, José Luiz Amado, Thiago Lamonier Souza Gomes

ESTRATÉGIAS DE CURADORIA DIGITAL DE MOOCS PARA A CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS NA RFEPCT

Daniel dos Reis Pedrosa, Patrícia de Albuquerque Maia, Luis Otoni Meireles Ribeiro, Elaine Cristina dos Santos, Anderson Sanita

ESTUDO FARMACOCINÉTICO E TOXICÓLOGICO IN SILICO PARA DERIVADOS DE FLAVONAS

Gabriel Veloso Correa, Stephanie Priscila de Sousa Cezário, José Felipe Leite Ferreira Rosa, Laura Faria Araujo, Luiz Frederico Motta

EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ONLIFE

Aline Patrícia Sobral dos Santos, Bárbara Soares Freitas Aguiar, Marcelo de Miranda Lacerda

FERRAMENTAS DIGITAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Iza Manuella Aires Cotrim Guimarães, Jamylle Rebouças Ouverney, Sandro José Conde

INSTITUTOS FEDERAIS E A EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O CASO DO IFINANÇAS

Maria Luiza Firmiano Teixeira, Luis Oscar de Araujo Porto Henriques, Tarrara Alves Horsth

METODOLOGIAS ATIVAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIROS

Carlos Alexandre de Oliveira, Luciana Cardoso de Araújo, Ivanilton Antônio de Oliveira, Tatiane Pereira da Silva

O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Lidinei Santos Costa, Ramony Maria da Silva Reis Oliveira, Adeizete Gomes Silveira, Claudiane Moreira Costa

O NOVO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL E AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO

Marcos de Oliveira, Andréia Dias Silva, Tais Gomes de Oliveira, Bruna Emanuela Rodrigues Carneiro, Adna Soares Carneiro

OBSERVATÓRIO DE TECNOLOGIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA WEB BASEADA EM GEORREFERENCIAMENTO

Gustavo Henrique Silva de Souza, Aline Patrícia Sobral dos Santos, Yuri Bento Marques, Wallas Siqueira Jardim, Marcelo de Miranda Lacerda

PREDIÇÃO FARMACOCINÉTICA E TOXICOLÓGICA IN SILICO PARA DERIVADOS DO ÁCIDO CINÂMICO

Laura Faria Araújo, Cacio Henrique de Souza Pinto, Gabriel Veloso Correa, Stephanie Priscila de Sousa Cesario, Luiz Frederico Motta

REFLEXÕES SOBRE OMNILATERALIDADE, EPT E A EDUCAÇÃO ONLIFE

Bárbara Soares Freitas, Carla Evangelista Soares, Soraia Ataide Linhares Frota, Roberta Pereira Matos

TECNOLOGIAS COMO ALIADAS À EDUCAÇÃO: UM DESAFIO DOCENTE DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

Daniel, Celimar Reijane Alves Damasceno Paiva, Lilian Isabel Ferreira Amorim, Adriana Martins da Silva Castro, Isabela Cristina Soares Gregor

VIVÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Ana Maria Marques Palagi, João Velasques Paladini, Myriam Gabriely Moreira Vital, Rafaella Rodrigues de Mello

BUSCAR

MODALIDADE

Trabalho Completo

Resumo Expandido

AREA TEMATICA

Educação Digital Cidadã (WLC)

Cibricidade como espaço de aprendizagem; Cibricidades Educadoras; Cibricidades Criativas; Cibricidades inteligentes (WLC)

Metodologias e Práticas Pedagógicas na Cibricidade (WLC)

Metaversos, Games e Gamificação na Cibricidade (WLC)

Robótica inventiva na Educação (WLC)

Educação Híbrida (RIEOnLIFE)

Educação Digital Inclusiva (RIEOnLIFE)

Educação Profissional e Tecnológica e a Educação OnLIFE (RIEOnLIFE)

Metodologias, Práticas e Docência OnLIFE (RIEOnLIFE)

Games e Gamificação na Educação (RIEOnLIFE)

Educação em Metaversos (RIEOnLIFE)

Educação em Museus (RIEOnLIFE)

Educação na Era das Hiperinteligências (RIEOnLIFE)

Arquiteturas e Plataformas Digitais na Educação (RIEOnLIFE)

Ecossistemas de Inovação na Educação OnLIFE (RIEOnLIFE)

Multidisciplinar (SINEPE)