Entrar

ANAIS DO X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFNMG

Apresentação

X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFNMG

Este ano, o SIC, Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, chega a sua décima edição. O evento de produção científica do IFNMG reúne docentes, técnicos, alunos e pesquisadores do IFNMG, e de outras instituições de Ensino de todo o Brasil. O SIC surgiu em 2009, intitulado “Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFNMG”, realizado pelo Campus Januária, possibilitando a apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica. Em 2011, o evento passou a ser realizado anualmente por um dos Campi do IFNMG e recebeu o nome de SIC, Seminário de Iniciação Científica. Desde então, além do Campus Januária, o evento já foi sediado pelos Campi Salinas, Arinos, Montes Claros, Almenara, Araçuaí, Pirapora e Teófilo Otoni.

Em 2022, chega o momento do Campus Diamantina apresentar o SIC ao Brasil, ressaltando a importância da Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento para comunidade escolar, além do valor da pesquisa e inovação para o desenvolvimento regional e nacional. Esta será também a segunda edição do Seminário da Pós-Graduação do IFNMG (reunindo os programas de Mestrado PROFEPT e PPGVET). A primeira edição, chamada “I Seminário do PROFEPT”, foi realizada em 2019, junto ao VIII SIC, sediado pelo Campus Pirapora.

Além da inscrição de trabalhos e apresentações orais, serão realizadas palestras, mesas-redondas e minicursos. Toda programação será gratuita, com direito à certificação.
Este será ainda o segundo ano em que o evento ocorre inteiramente de maneira remota, mas pela primeira vez utilizando uma plataforma totalmente desenvolvida no âmbito do IFNMG, pelo Campus Almenara.

A CIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

O X Seminário de Iniciação Científica do IFNMG traz como tema “A ciência em tempos de crise” e nos convida a refletir sobre as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade.
O tema ganhou destaque ao longo dos anos de 2020 e 2021 em virtude dos impactos desencadeados pela Pandemia por Covid-19 em todas as dimensões sociais. Neste período, vivenciamos momentos inimagináveis e o desenvolvimento científico emergiu com doses de esperança para a população global.

A pandemia por Covid-19 suscitou situações sombrias que perpassam por aspectos socioemocionais, acentuação da desigualdade social e crise econômica. Aspectos que ainda se fazem presentes no momento atual, mesmo diante do declínio no número de casos e óbitos por Covid-19 instaurado pela vacinação em larga escala. Cabe destacar que muitas destas circunstâncias podem continuar em evidência, agora também pela guerra na Ucrânia.

Contudo, é justamente em momentos de crise como estes que a sociedade se dá conta do homem enquanto ser socialmente inserido e emocionalmente complexo, além da
importância de investimentos em ciência como instrumento de planejamento e promoção de progresso geral com impacto sobre o estar social.

Nessa perspectiva, o cenário atualmente observado no país é desolador e motivo de preocupação. Já que os últimos anos foram palco para cortes significativos nos recursos destinados à pesquisa, bem como às bolsas de estudo que fomentam jovens estudantes nesse tipo de iniciativa.

Frente a estes fatos e diante da evidente emergência de debates que permitam vislumbrar a ciência sob o paradigma da construção de soluções reais de desenvolvimento
sustentável considerando todos os aspectos que envolvem a vivência em sociedade, convidamos todos a prestigiarem o evento.

Finalizamos, esclarecendo que o SIC se trata de um evento interdisciplinar e que contemplará estudos em diversas áreas do conhecimento.

Cadastro de avaliadores (plataforma Pharus): 14/mar a 21/mar -  Passo a passo para se cadastrar
Inscrições de trabalhos (plataforma Pharus): 21/mar a 17/abr
Inscrições de participantes nas atividades do evento: 20/abr a 2/jun - Passo a passo para se inscrever

Avaliação de trabalhos recebidos: 21/mar a 18/mai
Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação em vídeo: 20/mai
Envio de vídeos dos trabalhos selecionados na modalidade oral (em vídeo): 20/mai a 26/mai