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X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFNMG

Evento Online

X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E II SEMINÁRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFNMG

Este ano, o SIC, Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, chega a sua décima edição. O evento de produção científica do IFNMG reúne docentes, técnicos, alunos e pesquisadores do IFNMG, e de outras instituições de Ensino de todo o Brasil. O SIC surgiu em 2009, intitulado “Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFNMG”, realizado pelo Campus Januária, possibilitando a apresentação de resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica. Em 2011, o evento passou a ser realizado anualmente por um dos Campi do IFNMG e recebeu o nome de SIC, Seminário de Iniciação Científica. Desde então, além do Campus Januária, o evento já foi sediado pelos Campi Salinas, Arinos, Montes Claros, Almenara, Araçuaí, Pirapora e Teófilo Otoni.

Em 2022, chega o momento do Campus Diamantina apresentar o SIC ao Brasil, ressaltando a importância da Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento para comunidade escolar, além do valor da pesquisa e inovação para o desenvolvimento regional e nacional. Esta será também a segunda edição do Seminário da Pós-Graduação do IFNMG (reunindo os programas de Mestrado PROFEPT e PPGVET). A primeira edição, chamada “I Seminário do PROFEPT”, foi realizada em 2019, junto ao VIII SIC, sediado pelo Campus Pirapora.

Além da inscrição de trabalhos e apresentações orais, serão realizadas palestras, mesas-redondas e minicursos. Toda programação será gratuita, com direito à certificação.
Este será ainda o segundo ano em que o evento ocorre inteiramente de maneira remota, mas pela primeira vez utilizando uma plataforma totalmente desenvolvida no âmbito do IFNMG, pelo Campus Almenara.

A CIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

O X Seminário de Iniciação Científica do IFNMG traz como tema “A ciência em tempos de crise” e nos convida a refletir sobre as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade.
O tema ganhou destaque ao longo dos anos de 2020 e 2021 em virtude dos impactos desencadeados pela Pandemia por Covid-19 em todas as dimensões sociais. Neste período, vivenciamos momentos inimagináveis e o desenvolvimento científico emergiu com doses de esperança para a população global.

A pandemia por Covid-19 suscitou situações sombrias que perpassam por aspectos socioemocionais, acentuação da desigualdade social e crise econômica. Aspectos que ainda se fazem presentes no momento atual, mesmo diante do declínio no número de casos e óbitos por Covid-19 instaurado pela vacinação em larga escala. Cabe destacar que muitas destas circunstâncias podem continuar em evidência, agora também pela guerra na Ucrânia.

Contudo, é justamente em momentos de crise como estes que a sociedade se dá conta do homem enquanto ser socialmente inserido e emocionalmente complexo, além da
importância de investimentos em ciência como instrumento de planejamento e promoção de progresso geral com impacto sobre o estar social.

Nessa perspectiva, o cenário atualmente observado no país é desolador e motivo de preocupação. Já que os últimos anos foram palco para cortes significativos nos recursos destinados à pesquisa, bem como às bolsas de estudo que fomentam jovens estudantes nesse tipo de iniciativa.

Frente a estes fatos e diante da evidente emergência de debates que permitam vislumbrar a ciência sob o paradigma da construção de soluções reais de desenvolvimento
sustentável considerando todos os aspectos que envolvem a vivência em sociedade, convidamos todos a prestigiarem o evento.

Finalizamos, esclarecendo que o SIC se trata de um evento interdisciplinar e que contemplará estudos em diversas áreas do conhecimento.

Cadastro de avaliadores (plataforma Pharus): 14/mar a 21/mar -  Passo a passo para se cadastrar
Inscrições de trabalhos (plataforma Pharus): 21/mar a 17/abr
Inscrições de participantes nas atividades do evento: 20/abr a 2/jun - Passo a passo para se inscrever

Avaliação de trabalhos recebidos: 21/mar a 18/mai
Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação em vídeo: 20/mai
Envio de vídeos dos trabalhos selecionados na modalidade oral (em vídeo): 20/mai a 26/mai


Período de Inscrição:

21/03/2022 à 02/06/2022

Período de inscrição encerrado!

Submissão de trabalhos

Período de Submissão
21/03/2022 - 17/04/2022
Comunicação de Resultados
20/05/2022
Modalidades
  • Resumo Expandido - Ensino Médio
    Resumo Expandido - Ensino Médio Integrado e Concomitante/Subsequente
  • Resumo Expandido - Graduação
    Resumo Expandido - Graduação
  • Resumo Expandido - Pós-Graduação
    Resumo Expandido - Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu)
  • Resumo Expandido - Profissional
    Resumo Expandido - Profissional
Informações para os autores

Serão aceitos resumos expandidos para publicação nos Anais do X Seminário de Iniciação Científica (SIC) e II Seminário da Pós-graduação do IFNMG.

Os trabalhos que obtiverem as melhores avaliações serão selecionados para apresentação oral em vídeo no X Seminário de Iniciação Científica (SIC) e II Seminário da Pós-graduação do IFNMG.

Os trabalhos submetidos para o X SIC e II Seminário da Pós-graduação do IFNMG serão avaliados por especialistas nas áreas de conhecimento do trabalho, conforme o Barema de Pontuação estabelecido no documento intitulado Regras de Avaliação.

Áreas Temáticas
  • Ciências Agrárias (Produção Vegetal)
  • Ciências Agrárias (Produção Animal)
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Educação e Ensino
  • Engenharias
  • Informática
  • Linguística, Letras e Artes
  • Multidisciplinar
Edital
Encerrado o prazo de submissão!

Programação


Busca e acesso ao Portal de Periódico CAPES
Vagas disponíveis: 3
Acesso CAFE. Navegação e busca (Operadores Booleanos, Assuntos, Busca Avançada), Treinamentos disponíveis.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, Docentes. Ministrante: Esp. Sabrina da Silva de Oliveira
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 10:00h
Documentos, história e memória: categorias para pesquisas qualitativas em espaços escolares
Vagas disponíveis: 2
Este minicurso tem como objetivo discutir metodologicamente possíveis formas de análise documental para pesquisa com fundamento histórico. Para tanto, iremos abordar propostas teórico-metodológicas de análise de diferentes documentos com recortes orientados para pesquisas documentais em contexto escolar. Assim, pretendemos apresentar e discutir teorias e metodologias para análise de documentos escritos, orais e imagéticos. Em seguida, usaremos exemplos de como as pesquisas documentais, em contexto escolar, podem seguir caminhos de construção de dados com seleção, catalogação e análise deste tipo de material para reflexões sobre história e memória em espaços escolares.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Público externo. Ministrante: Dr.Bergston Luan Santos, Dra.Jaciely Soares da Silva - IFNMG
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Métodos não industriais para preservação de pequenos volumes de madeira
Vagas disponíveis: 55
Apresentar aos discentes e produtores rurais a possibilidade de utilização de técnicas simples (não industriais) para aumentar a durabilidade natural da madeira de florestas plantadas. Métodos de pincelamento, aspersão, imersão e banho quente-frio. -Método de substituição de seiva.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, produtores rurais. Ministrante: Me. Wagner Patrício de Sousa Júnior
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 10:00h
Primeiros Socorros: Saiba como agir!
Vagas disponíveis: 1
Primeiros Socorros: Saiba como agir !Primeiros Socorros são cuidados prestados, rapidamente, a pessoas em situações de mal súbito, acidentes ou em perigo de morte, no local de sua ocorrência que visa manter os sinais vitais da vítima. Estes cuidados podem salvar vidas ou evitar que situações mais graves se instalem até que o socorro especializado chegue ao local. A atuação do socorrista pode ser individual ou coletiva, dentro das limitações apresentadas no local da cena. O objetivo deste minicurso é sensibilizar os alunos quanto à importância da realização dos primeiros socorros e ainda capacitá-los sobre as noções básicas de como proceder corretamente diante de vítimas acometidas por acidentes ou mal súbito. E ainda instruir os alunos quanto à melhor conduta em casos de: engasgo, desmaio, convulsão, fratura, queimadura, parada cardíaca e respiratória e ressuscitação cardiopulmonar. O minicurso “Primeiros socorros” se justifica pela necessidade de promover oportunidades de acesso ao conhecimento dos procedimentos básicos do primeiro atendimento a fim de mitigar o sofrimento, o risco de morte e ainda evitar complicações futuras decorrentes de falta de socorro. Essa proposta será desenvolvida por meio de envolvimento dos alunos numa dinâmica de trabalho de exposição dos temas de forma clara, objetiva e contextualizada na vida cotidiana.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio. Ministrante: Esp. Carla Evangelista Soares
Instrutor: Carla Evangelista Soares
Local: Online
Horários: 08:00h às 10:00h
Utilização do Canva para educação na produção de mídias educacionais
Vagas disponíveis: 1
Demonstrar como a plataforma Canva para Educação pode ser utilizada na produção de cartazes, apresentação, vídeos e outros formatos de mídia que podem ser utilizados em aulas e trabalhos acadêmicos.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externoOs participantes precisam ter computador com internet e acesso ao Canva para Educação (devem estar cadastrados antes do início do curso). Ministrante: Dr. João Luiz Jacintho
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Aprenda boas práticas de ensilagem e como produzir silo Cincho
Vagas disponíveis: 1
Apresentação de forma de produção de silagem alternativa para pequenos produtores que não dispõem de tratores e grandes implementos para produção de silagem. Como a região do semiárido mineiro enfrenta períodos de estiagem com pouca oferta de forragem para os animais na época seca do ano, esta alternativa de produção de silagem utilizando o silo cincho se torna viável e oportuna.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, extensionistas e técnicos. Ministrantes: Esp. Robspierre Ferraz de Sousa; Bsc. Igo Ferreira dos Santos
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 10:00h às 12:00h
Como trabalhar a inclusão do aluno com necessidades especiais na prática
Vagas disponíveis: 0
Demonstrar ao público um resumo da legislação acerca das atividades adaptadas para os estudantes com necessidades especiais. Explicar alguns tipos de deficiências e transtornos mais frequentes no ambiente escolar, buscando associar comportamentos e metodologias docentes para atender esses alunos a fim de que a aprendizagem e a inclusão realmente se efetivem. Mostrar também exemplos de atividades e de práticas, que estão dando certo, comparando e ensinando a adaptar algumas atividades para esse público discente.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, Docentes. Ministrante: Esp. Fernanda Custódio Alves
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 10:00h às 12:00h
Palestra: Etanol a partir de milho
Vagas disponíveis: 2
Entres as aplicações dos grãos de milho está a produção do etanol, pois os grãos do milho são ricos em amido, um polissacarídeo composto por unidades de glicose, que são utilizadas na fermentação por leveduras e na produção do etanol. Biocombustível possível de substituição dos combustíveis oriundos do petróleo, sendo de grande atração por não serem poluentes ao meio ambiente.Público-alvo: Alunos do ensino médio e superior. Ministrante: Me. Paulo Henrique Silva Lopes
Instrutor: Paulo Henrique Silva Lopes
Local: Online
Horários: 10:00h às 11:00h
Controles alternativos da verminose em pequenos ruminantes
Vagas disponíveis: 23
A verminose em pequenos ruminantes é um dos principais entraves ao crescimento deste tipo de produção, sendo responsável pelas principais perdas produtivas e econômicas neste setor. Atualmente, a forma de controle mais adotada tem sido por meio da utilização de medicamentos antiparasitários, no entanto, a utilização de forma frequente e indiscriminada tem ocasionado o surgimento de várias populações de nematódeos gastrointestinais resistentes aos princípios ativos utilizados, reduzindo sua eficácia, até o seu não funcionamento. Já há vários relatos de resistência anti-helmíntica aos principais antiparasitários em várias regiões no Brasil, inclusive ao último medicamento lançado em 2012, o monepantel (nome comercial Zolvix).Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, Apicultores Ministrante: Dra.Ana Cláudia Alexandre de Albuquerque
Instrutor: Ana Cláudia Alexandre de Albuquerque
Local: Online
Horários: 14:00h às 18:00h
Crie seu mapa do zero usando o QGIS
Vagas disponíveis: 1
Elaboração de mapa de localização usando bases cartográficas georreferenciadas utilizando o software QGIS. Curso modelado para usuários iniciantes ou leigos no QGIS. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a elaborar seus próprios mapas de localização.Público-alvo: Ensino Médio, Ensino Superior, externo(recomenda-se a inscrição nos dois cursos: Crie seu mapa do zero usando o QGIS e Elaboração de Mapas Temáticos com o QGIS usando bancos de dados). Ministrantes: Me. Antônio Fabio Silva Santos, Bsc. Selma Alves Abrahão, Bsc. Dhenny Costa da Mota, Bsc.Luiz Fernando Santos Corgozinho
Instrutor: Antonio Fabio Silva Santos antonio.santos
Local: Online
Horários: 14:00h às 16:00h
Microcontrolador Arduíno aplicado em projetos
Vagas disponíveis: 10
Nossa atividade consiste em passar o conhecimento acerca do microcontrolador Arduíno UNO, mas partindo da conceituação elétrica e eletrônica, apresentando desde o básico de circuitos, contemplando a propagação de corrente e tensão juntamente a lei de Ohm, chegando a explicar a montagem de circuitos na protoboard, de modo que quando chegarmos a explicar sobre o microcontrolador, os cursantes tenham a base necessária para montarem seus próprios projetos. Na parte específica da nossa oficina, teremos projetos elaborados como exemplos de aplicação, assim como a demonstração prática de projeto e artigo elaborado, utilizando tal conhecimento pelos universitários do IFNMG - Campus Montes Claros. Em relação ao conteúdo teórico referente ao arduíno, teremos a explicação de portas digitais, analógicas e de alimentação, reforçando os conceitos recém abordados na base de elétrica e eletrônica. Também será vista a programação em texto, começando pela conceituação do que é uma linguagem de programação, assim como explicitando sua estrutura, funções e comandos. Toda a parte prática de programação será realizada na plataforma online do TinkerCad, possibilitando assim que vejam não só a programação sendo feita, como seu impacto no funcionamento do circuito de forma simultânea. Ao fim da oficina, será mostrado o arduíno físico e um dos projetos simulados já montado, explicando como se realiza o upload do código, qual a IDE utilizada pra isso e onde se pode obter mais informações a respeito da documentação da linguagem.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrantes: Bsc. Gabriel Souza Costa, Bsc. Daniel Fonseca Souza, Bsc. João Lucas Gonçalves, Bsc. Samuel Lopes Andrade
Instrutor: Gabriel Souza Costa
Local: Online
Horários: 14:00h às 18:00h
Produção de feijões do Gênero Vigna SP. No Norte de Minas Gerais
Vagas disponíveis: 54
Na última década, o consumo de feijões do gênero Vigna como o caupi, mungo-verde e azuki, aumentou na população brasileira. Produtores rurais de vários níveis, pequenos, médios e grandes, começaram a se interessar pelo cultivo dessas plantas para atender às demandas nacional e internacional. O Norte de Minas Gerais é uma potencial região para o cultivo desses feijões, o que contribui para a diversificação agrícola, incremento econômico e disponibilidade alimentar para a população rural e urbana. O IFNMG Campus Januária faz parte de uma rede nacional de melhoramento e ensaios de valor de cultivo e uso dos feijões caupi e mungo-verde, em parceria com a EMBRAPA. Essa parceria é fundamental para o desenvolvimento de novas cultivares adaptadas à região.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Público externo. Ministrante: Dr. Claubert Wagner Guimarães de Menezes
Instrutor: Claubert Wagner Guimarães de Menezes
Local: Online
Horários: 14:00h às 16:00h
Produto educacional: orçamento participativo da escola - guia passo a passo
Vagas disponíveis: 68
"Este guia nasce do anseio de alunos e servidores em participarem efetivamente das decisões nos campi. Desde 2015, no movimento paredista, discute-se a necessidade do Orçamento Participativo (OP), atividade nunca efetivada em nível de IFNMG, sendo trabalhado o assunto neste produto educacional.Após compreendermos que o OP pode ser aplicado na escola, como o Orçamento Participativo da Escola (OPE), num sentido humanístico de educação, em que o aluno é aprendiz, ouvinte e participante, sendo observados seus conhecimentos prévios, decidimos replicar esta atividade nesta presente cartilha.Para tanto, consideramos a necessidade de um prévio ciclo de palestras com o objetivo de evidenciar conceitos de Contabilidade Pública e Orçamento Público, inteirando os alunos nos processos orçamentários. Nesse sentido, apresentamos uma breve proposta para a sua implementação.Após, é necessário apresentar a prestação de contas do orçamento passado, para, posteriormente, num processo dialógico, trabalhar os anseios da aplicação dos recursos repassados por meio da Lei Orçamentária Anual.Tendo em vista que o foco principal do ensino é com alunos do EMI, justificamos a escolha precípua destes participantes. Não há o que impeça que o ensino superior, técnico, EAD, Pronatec e extensionistas participem, contudo, por questão de democracia, é fundamental que os servidores sejam ouvidos, tendo em vista demandas da greve de 2015.A ideia é que o OPE seja aplicado de forma mais descontraída possível, com discursos num processo dialógico de cooperação, evitando que haja competição, já que o trabalho é baseado na epistemologia humanística, contrapondo-se ao individual neoliberal."Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Servidores do IFNMG. Ministrantes: Me. Marcus Vinícius Guedes da Mota; Dr. Ricardo Santos Silva
Instrutor: Marcus Vinicius Guedes da Mota marcus.mota
Local: Online
Horários: 14:00h às 16:00h
Profissão: Estudante. E depois?
Vagas disponíveis: 809
Sempre que vivemos uma etapa de preparação é muito comum estar diante de um momento que nos faz refletir. Seja para afirmar ou reavaliar as decisões que tomamos no passado. Essa palestra tem o objetivo de refletir sobre os caminhos que a vida acadêmica pode nos direcionar, as formas de reconhecer a região que estamos inseridos, ou queremos estar, e como se preparar para seguir em frente.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dr. Juan Roa
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 14:00h às 15:00h
Simplificando e desmistificando a escrita acadêmica e o texto científico
Vagas disponíveis: 1
Oficina pensada para estudantes de graduação e pós-graduação que necessitam aprimorar a escrita acadêmica, seja para produção de trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou para incrementar o Currículo Lattes com artigos, publicação de capítulos de livros, resumos expandidos, dentre outros gêneros científicos, comuns no meio acadêmico. Ainda que os cursos superiores ofereçam uma disciplina de metodologia, esta oficina busca somar conhecimentos, apontando caminhos e tirando dúvidas dos discentes, a partir de experiências adquiridas ao longo de anos de atuação na pesquisa e na docência, deixando os estudantes mais seguros e tranquilos nesse processo. Além disso, a oficina busca dar dicas e demonstrar maneiras de maximizar e melhorar a escrita acadêmica e o texto científico.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Que tenham interesse na área da escrita acadêmica e o texto científico. Ministrante: Me. Fabiano Eloy Atílio Batista
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 14:00h às 16:00h
Como as geotecnologias podem melhorar a gestão das cidades
Vagas disponíveis: 961
O Geoprocessamento pode ser relacionado a diferentes áreas de pesquisa e atuação, por se tratar de um campo que faz uso das geotecnologias: conjunto de métodos teóricos e computacionais que englobam a aquisição, o tratamento e a análise de dados espaciais. Nesse sentido, serão abordadas possibilidades de aplicação dessa técnica no gerenciamento de espaços urbanos.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dr. Glauco José de Matos Umbelino
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 15:30h às 16:30h
Confinamento de bovino sem a utilização de alimento volumoso
Vagas disponíveis: 1
Realização de minicurso (2h) sobre "Confinamento de bovino sem a utilização de alimento volumoso". Será abordado/discutido no minicurso o confinamento de bovinos, técnicas de confinamento sem a utilização de alimento volumoso, resultados dos experimentos realizados no IFNMG e avaliação econômica do sistema.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Público externo
Instrutor: Rogerio Mendes Murta
Local: Online
Horários: 16:30h às 18:30h
Elaboração de Mapas Temáticos com o QGIS usando bancos de dados
Vagas disponíveis: 3
Elaboração de mapas temáticos com classificação e/ou categorização de dados diversos como produção agrícola, tipos de solos, biomas, casos de Covid-19, etc. Curso para usuários intermediários do QGIS e recomendado para os participantes do curso "Crie seu mapa do zero usando o QGIS" ofertado nessa mesma edição do SIC. Ao final do curso os participantes estarão aptos a elaborar seus próprios mapas temáticos com apresentação de dados classificados por diferentes cores.Público-alvo: Ensino Médio, Ensino Superior, externo(recomenda-se a inscrição nos dois cursos: Crie seu mapa do zero usando o QGIS e Elaboração de Mapas Temáticos com o QGIS usando bancos de dados). Ministrantes: Me. Antônio Fabio Silva Santos; Bsc. Selma Alves Abrahão; Bsc. Dhenny Costa da Mota; Bsc. Luiz Fernando Santos Corgozinho
Instrutor: Antonio Fabio Silva Santos antonio.santos
Local: Online
Horários: 16:30h às 18:30h
Mesa redonda: Empresa Júnior: um caminho para o empreendedorismo
Vagas disponíveis: 1
Mesa Redonda com membros de diferentes Empresas Juniores do Norte de Minas dialogam sobre as oportunidades que a participação em uma empresa júnior proporciona aos seus membros ainda durante a graduação. Um bate papo sobre empreendedorismo, engajamento e desenvolvimento profissional e pessoal.Público-alvo: Ensino Médio, Ensino Superior, externo. Ministrantes: Me. Antônio Fábio Silva Santos, Bsc. Ana Caroline Soares da Rocha Macedo
Instrutor: Antonio Fabio Silva Santos antonio.santos
Local: Online
Horários: 18:00h às 19:00h
Ciência em Tempos de Crise
Vagas disponíveis: 1720
Em tempos de crises diversas - econômicas, climáticas, epidemiológicas, sociais, etc - as Ciências e a Inovação Tecnológica (CIT) emergem como saída para as crises e como alternativas de crescimento. As grandes economias têm investimentos pesados em CIT e nosso país parece obstinado a seguir na contramão dessa tendência, uma vez que observamos que além de passarmos por um processo processo de desindustrialização e envelhecimento populacional, os investimentos na academia diminuem a cada ano. Essa palestra tem o objetivo de mostrar alguns resultados práticos de como a CIT pode ser utilizada para a superação de crises e como fator de crescimento econômico e como os países desenvolvidos colheram resultados de investimentos em pesquisa e desenvolvimento durante as crises recentes.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dr. Petrônio Cândido de Lima e Silva
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 20:00h às 21:00h
Estratégias para fortalecimento da Apicultura no Vale do Jequitinhonha
Vagas disponíveis: 67
A apicultura apresenta grande importância no Vale do Jequitinhonha. Caracteriza-se como uma atividade altamente sustentável e tem sido alternativa para muitos produtores na região. É uma atividade que contribuiu para o setor econômico (geração de renda para famílias), social (diminuindo o êxodo rural, pois o apicultor vai exercer atividade no campo) e ambiental (por meio da polinização de diversas espécies, principalmente de espécies nativas da região com potencial apícola, aumento da produção de frutos e viabilidade de sementes). Além disso, é uma atividade que pode ser associada com outras na propriedade e não depende de disponibilidade de água, já que em nossa região há um déficit hídrico em períodos de ano e potencial da florada de espécies típicas da região. Portanto, objetiva-se apresentar estratégias para fortalecimento da apicultura no Vale do Jequitinhonha, dando ênfase à Certificação Orgânica do Mel e da Indicação Geográfica do Mel. No minicurso será abordado: Conceito de Indicação Geográfica e Mel orgânico, apresentação da legislação vigente, Indicação de Procedência e Denominação de Origem, processo de solicitação do registro e documentações comprobatórias necessárias para a solicitação do registro. Também será abordada a importância estratégica da certificação para o mercado orgânico.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio. Ministrantes: Bsc. Brenda Maria Silva Santos; Bsc. Hérica da Silva de Oliveira
Instrutor: Brenda Maria Silva Santos
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Hortas Urbanas - Produção de hortaliças em pequenos espaços
Vagas disponíveis: 16
O cultivo de hortas em pequenos espaços pode estar ligado à alimentação saudável, à economia; é como uma atividade terapêutica. Escolha do local de produção. Materiais para produção de mudas de hortaliças/ escolhas de espécies. Preparo da terra/ manejo da irrigação. Tipos de cultivos cuidados e manejo com as plantas. Benefícios à saúde.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Bsc. José Wilson Ferreira Bispo
Instrutor: JOSE WILSON FERREIRA BISPO
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Introdução à Medicina Tradicional Chinesa
Vagas disponíveis: 3
Entendendo a relação dos sentimentos e hábitos de vida com o equilíbrio energético, compreendemos os fatores que causam ao indivíduo os desequilíbrios, que por sua vez geram doenças. Entendendo os desequilíbrios podemos promover o reequilíbrio, sendo esse o principal objetivo das práticas terapêuticas baseadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC).O minicurso irá abordar as bases energéticas e filosóficas da MTC introduzindo os conceitos do Yin e Yang, taoismo, cinco elementos e Zang Fu. Possibilitando, dessa forma, um vislumbre do modo como a MTC entende e trata as doenças e ainda permitindo o auto-conhecimento à luz da MTC. Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Me. Renato Fleury Cardoso
Instrutor: Renato Fleury Cardoso
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Lean Six Sigma
Vagas disponíveis: 81
Apresentação do método, evolução do lean seis sigma e ferramentas que auxiliam na implantação do métodoPúblico-alvo: Discentes do Ensino Superior, Público externo. Ministrante: Me. Luciano Fuscaldi
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Manejo reprodutivo de cães
Vagas disponíveis: 64
A reprodução responsável e ética de cães tem ganhado destaque nas últimas décadas e se faz necessário o aprimoramento de médicos veterinários para atuação especializada nessa área. Objetiva-se com o presente minicurso capacitar estudantes e profissionais para o acompanhamento reprodutivo e adoção de biotecnologias da reprodução em cães. Serão abordados temas como acompanhamento do ciclo estral, inseminação artificial, acompanhamento gestacional e manejo reprodutivo em canis. Considerando o formato online, o minicurso será ricamente ilustrado com fotos, imagens e compartilhamento de experiências.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação. Ministrantes: Dr. Leonardo Lara e Lanna
Instrutor: Leonardo Lara e Lanna
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Métodos ágeis na Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL)
Vagas disponíveis: 42
Aprendizagem Baseada em projetos e ferramentas para o auxílio no desenvolvimento. Trabalho em equipe, projeto colaborativo usando Project Model Canvas, SCRUM, Kanban. Utilização da técnica dos seis chapéus na avaliação dos Projetos. PIT e PIT Elevator.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dra. Jaqueline Carlos Bender
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Plano de Inovação – Como modelar pesquisas científicas para aplicação como soluções de mercado
Vagas disponíveis: 51
A prática da pesquisa científica busca explicar, descrever e prever fenômenos de toda ordem, a partir de métodos experimentais. A ciência existe para solucionar problemas do mundo, atual e futuro. No entanto, uma grande parte dos achados científicos, resultado do esforço de muitos pesquisadores(as) e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) acabam não cumprindo essa premissa. Transformar a pesquisa em produtos e soluções inovadoras, que possam efetivamente ser aplicadas no cotidiano e gerarem benefícios para a sociedade é algo complexo e desafiador. Uma das tendências observadas no contexto atual da ciência é a necessidade de que pesquisadores(as) desenvolvam competências empreendedoras que contribuíam para a criação de modelos de negócios para viabilizar e ampliar o impacto dos seus projetos de pesquisa. Essa problemática faz parte de uma questão maior que é a difusão do empreendedorismo científico no meio acadêmico. A oficina visa desenvolver nos participantes competências necessárias para elaborar e implementar um plano de inovação, com base na abordagens lean e de design thinking, para potencializar a transformação de projetos de pesquisa científica aplicada em soluções de mercado (produtos e/ou serviços). De modo mais específico, pretende-se apresentar uma ferramenta validada por instituições de apoio ao empreendedorismo com base na ciência, e aplicada em processos de capacitação de pesquisadores(as).Público-alvo:  Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Me. Rafael Farias Gonçalves
Instrutor: RAFAEL FARIAS GONÇALVES
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Preenchendo o Currículo lattes
Vagas disponíveis: 2
A proposta da atividade é ensinar noções básicas de preenchimento do Currículo Lattes, citando os principais campos de preenchimento e auxiliando na criação do Currículo.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, Docentes. Ministrante: Esp. Sabrina da Silva de Oliveira
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 10:00h
Uso de plantas medicinais no controle de formigas
Vagas disponíveis: 60
Este mini curso proporcionará a obtenção do conhecimento aos participantes do uso potencial das plantas medicinais no controle sustentável das formigas na agricultura. Ao final deste curso, o participante será capaz de detectar invasões de formigas e realizar um controle agroecológico de plantas baseadas em plantas medicinais. Sendo um curso introdutório em relação ao uso de plantas medicinais no controle de formigas na agricultura. O objetivo do curso é voltado para os participantes do conhecimento científico, no uso de plantas medicinais como estratégia para o controle agroecológico de formigas em sistemas agrícolas. Iniciamos o minicurso” Plantas medicinais em controle de formigas.” Estando dividido nas seguintes unidades: 1- Introdução da história e potencialidades das plantas medicinais no Brasil 2- Os impactos dos insetos nas produções e a contaminação causada pelo defensivos agrícolas utilizados 3- Estrutura morfológica da formiga e seus danos causados na área plantada 4- O manejo mais adequado para a obtenção de resultados.Público-alvo: Ensino Médio. Ministrantes: Dr. Claubert Wagner Guimarães de Menezes; Bsc. Débora Oliveira da Silva; Bsc. Luiz Fernando Santos Corgozinho
Instrutor: Luiz Fernando Santos Corgozinho
Local: Online
Horários: 08:00h às 10:00h
Crítica ao direito a partir dos Quadrinhos
Vagas disponíveis: 75
Este minicurso pretende apresentar as HQ's e as Graphic Novels como uma área crescente de pesquisa e de grande importância para questões relativas ao direito e à justiça, podendo ser estudadas em diversas perspectivas. Na perspectiva da cultura, os quadrinhos estão historicamente envolvidos em debates sobre a liberdade de expressão. Hoje, eles inspiram inúmeras adaptações da cultura pop para a televisão e para o cinema e podem ser compreendidos como reflexo das formas de visões sociais sobre justiça, moralidade e direito. Na perspectiva do conteúdo, desde narrativas populares de super-heróis que abordam questões relacionadas à justiça, governança e autoridade, até inúmeros temas relacionados à normatividade em histórias não tão conhecidas, os quadrinhos estão repletos de discursos jurídicos em vários níveis. Na perspectiva da forma, a mistura única de diferentes mídias e tipos de representação (texto, imagem, visualidade, estética, entre outros) abre radicalmente o discurso para além dos limites do texto, permitindo maior engajamento crítico em meio a nossa sociedade, cada vez mais visual. Na perspectiva da produção, os quadrinhos são uma forma de arte complexa, com múltiplos criadores trabalhando em contextos individuais, em grupo, comerciais e industriais, levantando questões de propriedade e exploração. Estes são apenas esboços indicativos de alguns dos muitos caminhos que os quadrinhos e a pesquisa jurídica podem percorrer juntos. Em suma, eles mostram que os quadrinhos trazem contextos e mediações culturais, práticas e estéticas promissoras para problemas e relações jurídicas de longa data e emergentes. Ministrante: Me. Guilherme Gonçalves Alcântara
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 10:00h às 12:00h
Elementos teóricos e metodológicos de um projeto de pesquisa
Vagas disponíveis: 22
A escrita de um projeto de pesquisa tem sido uma dificuldade para acadêmicos e profissionais da área da Educação que visam prosseguir seus estudos stricto sensu. Quais elementos devem ser priorizados na construção de um projeto de pesquisa? O presente curso terá como principal compromisso a busca de clareza sobre essa questão. Logo, o propósito dessa atividade é discutir aspectos teóricos e metodológicos que dão suporte e coerência à elaboração de projetos de pesquisa, especialmente nas áreas de Educação Científica e Matemática.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrantes: Dr. Magno Barbosa Dias, Dr. Agamenon Pereira Xavier
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 10:00h às 12:00h
Gênero e sexualidade na escola: debates necessários
Vagas disponíveis: 46
O minicurso tem como objetivo discutir, em uma perspectiva sócio-histórica e pós-estruturalista, o lugar do debate em gênero e sexualidade dentro do ambiente acadêmico e escolar. O que durante muitos anos ficou à margem, como sendo temas polêmicos demais para se discutir ainda na educação básica, percebem-se necessários na atual conjuntura como mecanismo de minimização das opressões sofridas pelas identidades de gênero e sexualidades não-normativas dentro da escola e da universidade como lugar legitimo de produção de discurso contra-hegemônico. Assim, propõe-se um minicurso introdutório sobre essa temática à luz dos teóricos da reprodução e das teorias de gênero.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Me. Gerson Avelino Fernandes Pereira
Instrutor: Gerson Avelino Fernandes Pereira
Local: Online
Horários: 10:00h às 12:00h
Palestra: Biogás: a bioenergia invisível
Vagas disponíveis: 54
A palestra explanará a produção de bioenergia com enfoque na produção de Biogás como uma alternativa aos combustíveis fósseis, pois pode ser utilizado como combustível veicular e como substituto ao gás natural. Dentro da palestra serão discutidos o que é biogás, como é produzido, os tipos de substratos utilizados, as tecnologias disponíveis para produzir e como utilizar esse biogás produzido. A atividade tem como objetivo difundir, conscientizar e incentivar a produção de biogás como uma forma de tratamento de resíduos orgânicos e como fonte de energia renovável, entre os alunos do IFNMG.Público-alvo: estudantes de ensino médio e graduação, técnicos e os potenciais produtores de biogás. Ministrante: Ma. Daniela Cristina Souza Oliveira
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 10:00h às 11:00h
Palestra: Bioquerosene: o que é e suas características
Vagas disponíveis: 87
Bioquerosene é um combustível renovável formado por uma mistura de hidrocarbonetos, tanto lineares quanto cíclicos, com uma composição semelhante à do querosene de origem fóssil. Ele é produzido a partir de óleos vegetais como a soja, pinhão manso, camelina, babaçu, possuindo composição significativa em termos de óleos, gorduras animais, resíduos urbanos e outras biomassas. Uma das suas vantagens é ser renovável, reduzir a emissão de poluentes pelas aeronaves e a menor dependência de recursos fósseis. Entretanto, um dos desafios é o seu alto custo de fabricação e o consumo excessivo de água.Público-alvo: Alunos do ensino médio e superior. Ministrante: Me. Artur Saturnino Rodrigues
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 10:00h às 11:00h
Palestra: Educação Prisional
Vagas disponíveis: 82
Apresentar ao público os profissionais que garantem a assistência educacional às pessoas privadas de liberdade no Estado de Minas Gerais. A educação formal e não-formal dentro das Unidades Prisionais, a atuação de equipes multiprofissionais e os profissionais que compõem as comissões permanentes do tratamento penal padrão, quais são as especialidades e como agem em programas de individualização da pena e em trabalhos interdisciplinares. Legislação e perfil do pessoa encarcerada em números.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior. Ministrante: Esp. Miriam Célia dos Santos
Instrutor: Miriam Célia dos Santos
Local: Online
Horários: 10:00h às 12:00h
Palestra: Uso de Enzimas em Processos Industriais
Vagas disponíveis: 83
As enzimas são biocatalisadores atuando de forma a acelerar as reações químicas, sendo renovadas ao final do processo. Esses catalisadores biológicos por serem, em sua maioria, proteínas são biodegradáveis e não poluentes, podendo catalisar reações químicas sem causar nenhum dano ao organismo vivo e à natureza. Muitos são os processos industriais que utilizam desse composto, como exemplo: panificação, confeitarias, têxtil, detergentes, farmacêutica, papel, biocombustíveis, entre outros. A proposta é abordar brevemente, acerca dos diversos processos industriais que utilizam das enzimas como catalisadores.Público-alvo: Alunos do ensino médio e superior. Ministrante: Dra. Vivian Machado Benassi
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 10:00h às 11:00h
Qualidade começa em mim
Vagas disponíveis: 712
Em meios a grandes mudanças, conhecer mais a mente humana e saber se comunicar melhor é um dos grandes desafios dos profissionais. Através de técnicas da Programação Neurolinguística vamos conhecer as ferramentas mais modernas de comunicação e mudança de comportamento para aplicação em sala de aula, nos estudos, educação de filhos e na vida pessoal e profissional.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Me. Everton Saulo Silveira
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 14:00h às 15:00h
Óleos de Palmeiras do cerrado, potencialidades e uso na produção de biocombustíveis
Vagas disponíveis: 901
O Cerrado abriga um rico patrimônio de recursos genéticos adaptados às condições edafoclimáticas que determinam a existência de vegetais característicos desse bioma. Entre as espécies vegetais que apresentam relevância econômica e social, nesse bioma destacam-se as palmeiras. No cerrado da região Norte de Minas Gerais existe grande diversidade de espécies de palmeiras, que apresentam grande potencial de utilização industrial em diversos setores e nos últimos anos na produção de biocombustíveis/energias renováveis a partir do óleo extraído.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dra. Sônia Ribeiro Arrudas
Instrutor: Sônia Ribeiro Arrudas
Local: Online
Horários: 15:30h às 16:30h
Energia Solar Fotovoltaica: Marco Legal da Geração Distribuída e Oportunidades de Capacitação na rede federal
Vagas disponíveis: 1326
Os principais aspectos relacionados a aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída e as oportunidades de capacitação existentes na Rede Federal em Energia Solar Fotovoltaica.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dr. Douglas Ângelo Teixeira
Instrutor: DOUGLAS ANGELO TEIXEIRA
Local: Online
Horários: 19:00h às 20:30h
Mesa Redonda: Experiências de estágio nas grandes empresas do Agro no Brasil
Vagas disponíveis: 23
Uma mesa redonda em que quatro estagiários de umas das maiores empresas do agronegócio brasileiro (cada um em uma área diferente do agro) vão relatar como conseguir um estágio desse porte, a rotina do estágio na empresa e as portas que esse estágio abriu ou pode abrir para a carreira no Agro.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Público externo. Ministrante: Me. Antônio Fábio Silva Santos
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 19:00h às 20:00h
Redação de Patentes Relevantes
Vagas disponíveis: 1260
A palestra abordará a proteção intelectual de produtos ou processos provenientes de projetos de pesquisa inéditos. Destaca-se que uma das principais dificuldades da comunidade científica e acadêmica é a redação correta de solicitações de patentes.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Henry Suzuki
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 20:30h às 21:30h
As doenças negligenciadas do Norte de Minas Gerais e a (necessária) interseção entre saúde, ambiente e literacia em saúde
Vagas disponíveis: 23
As doenças negligenciadas, ou como anteriormente denominadas “doenças tropicais” ou “doenças da pobreza”, ainda são prevalentes em nosso território e de indiscutível importância epidemiológica. Sabe-se que a erradicação de tais agravos perpassa por campos para além do biomédico, tais como a educação, o ensino e as ciências sociais e humanas aplicadas. Todavia, a centralidade das ações nos aportes teóricos e metodológicos da Medicina objetivam o adestramento dos sujeitos e o repasse acrítico de informações e destoa das requeridas ações globais, contínuas e crítico-reflexivas. O presente minicurso apresentará as interseções entre saúde, ambiente e o campo da literacia da saúde. Por literacia da saúde, entende-se como o conhecimento e vivências dos indivíduos utilizadas quando se deparam com o novo ou ainda uma situação do seu cotidiano, como por exemplo, as doenças. As ações do minicurso serão dialógicas. No primeiro dia, por meio do Google Forms, os participantes serão questionados sobre as doenças negligenciadas e quais fatores levam a ocorrência e permanência em seus territórios. Em seguida, haverá uma reflexão sobre como a saúde e o ambiente estão interligados, vide os animais reservatórios e a ecologia da conservação, seguida da apresentação de referenciais da área da Biologia e Saúde Pública. No segundo dia, será apresentado o campo da literacia da saúde e como este conhecimento pode ajudar na produção de ações no Norte de Minas Gerais acerca das doenças negligenciadas. Será então proposto que os participantes elejam uma doença negligenciada e por meio do aplicativo Padlet expressem suas reflexões a partir dos temas apresentados no minicurso.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Público externo. Ministrante: Dra. Telma Temoteo dos Santos
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Fotografia, Literatura e Curadoria: das interfaces e bastidores à exposição
Vagas disponíveis: 54
Imprimiu-se no imaginário coletivo que o termo cultura está (quase) sempre associado às manifestações de expressividades artísticas, musicais, intelectuais, de/para um povo elitista, branco e “letrado”. É como se ela representasse o nível máximo de sofisticação e, por isso, reservada a um público seleto. Contudo, é imprescindível discutir que esse é somente um dos mais variados “rostos” que a cultura assume. Podemos falar sobre poetas populares brasileiros, artesãos, artistas plásticos, fotógrafos, tecedeiras, sobre mulheres e homens nascidos em ambientes menos privilegiados em escolarização, em economia, em incentivos de poderes públicos, mas que exercem qualitativamente um trabalho formal e estético, desempenhando um papel primordial na preservação da Memória, História e Cultural local. É por esse motivo que o exercício da discussão em ambientes educacionais é fundamental para que os alunos observem que a arte popular deve ocupar um lugar de prestígio, porque ela é linguagem, história, mitologia, folclore, educação, e ela é, secundariamente, política. Afinal, ela carrega esse compromisso nato de potencialidade por meio de formas alegóricas. “Sem os desvios da imagem, a poesia não viveria, pois ela é linguagem transfigurada. Só através da imagem é que a linguagem se transforma em poesia” (SAMPAIO, 1983, p. 14).É através dessa montagem figurativa refletida diretamente nas conotações de imagens poéticas, que se desperta no leitor um estado de estranheza e ao mesmo tempo um afloramento dos estados emocionais e cognitivos. Gilles Deleuze, em Crítica e Clínica escreve que “a sintaxe é o conjunto dos desvios necessários criados a cada vez para revelar a vida nas coisas” (DELEUZE, 1997, p. 12). Esses desvios que revelam nas coisas os silêncios, são justamente as funções poéticas da linguagem, cuja revelação são de cunho crítico-social, político, religioso, e que muitas vezes, a depender do período histórico, funcionam como denúncia e resistência a governos ditatoriais, autoritários, censuradores, etc.Levando as assertivas anteriores em consideração, a proposta do minicurso “Fotografia, Literatura e Curadoria: das interfaces e bastidores à exposição”, é a de apresentar um panorama sobre alguns conceitos tecidos à luz da arte dentro da fotografia e da literatura, apresentando intertextualidades, além de proporcionar discussões que envolvem cultura, patrimônio e memória, de modo que o participante compreenda alguns aspectos de teoria, aumentando seu repertório imagético, preparando-se para criar obras autorais, especialmente que envolvam literatura e fotografia e prepará-lo para organizar seguramente exposições, saraus e diversas manifestações artísticas.REFERÊNCIASDELEUZE, G. Crítica e Clínica. 1 ed. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.SAMPAIO, Maria Lucia Pinheiro. Vivência lírica. São Paulo: Editora do Escritor. 1983.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio e Superior, Artistas e quem mais se interessar pela temática. Ministrantes: Bsc. Lucas dos Santos Sousa; Bsc. Wágner Moreira Pena
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Oficina de audiodescrição
Vagas disponíveis: 66
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que aumenta a compreensão de pessoas com deficiência visual, englobando e ampliando a acessibilidade para o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrantes: Esp. Aline Silvânia Ferreira dos Santos; Me. Nayara Barbosa de Almeida
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Oficina: Círculo de Cultura - como fazer investigação de temas geradores para Projeto Pedagógico de Ensino Integrado
Vagas disponíveis: 2
O objetivo desta oficina é apresentar o Círculo de Cultura como proposta metodológica de integração dos saberes populares com os saberes escolares para elaboração do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir de Temas Geradores e Blocos Temáticos a fim de contextualizar as disciplinas escolares “à base da compreensão do real como totalidade histórica e dialética” (RAMOS, 2010 p. 116). Esta oficina foi organizada com base no livro Pedagogia do Oprimido, do educador e filósofo Paulo Freire, no intuito de colaborar com educadores e educadoras que desejam utilizar o Círculo de Cultura como metodologia investigativa para elaboração de uma organização curricular integradora e participativa. A oficina tem potencial para estimular mudanças na prática pedagógica dos docentes oriundos de uma formação intelectual tradicional, patrocinada por uma política neoliberal, colaborando para um processo de reflexão acerca da necessidade de considerar, na ambiência da sala de aula, os princípios políticos pedagógicos baseados na Pedagogia Racional e Dialógica que ancoram o Currículo e o Ensino Integrado nas Instituições de EPT. Nesta oficina, todos terão oportunidade de aprender a realizar um processo de Investigação Temática em 8 etapas. No próprio material didático haverá imagens e exemplos para que os participantes coloquem “mãos à obra''. Para a execução e êxito nos resultados da oficina, inicialmente haverá a apresentação dos participantes para conhecer a trajetória e a experiência na educação e no ensino e para divisão dos grupos de trabalho. Haverá três momentos em que os participantes realizarão atividades práticas. Na primeira atividade prática, realizarão o Planejamento de um Círculo de Cultura com nome/ação, objetivo e público-alvo de sua preferência. No segundo momento, executarão a metodologia de início dos diálogos para codificação dos Temas Geradores. No terceiro momento, os participantes conhecerão o método freiriano de identificar “os achados” nos Círculos, isto é, os grupos de trabalho realizarão debates e reflexões dentro do contexto das descodificações dos Temas Geradores para integração do currículo por meio dos Blocos Temáticos. Por fim, haverá socialização e compartilhamento das experiências dos participantes da oficina.Público-alvo: Servidores do IFNMG, Público externo, equipes pedagógicas, educadores do campo e demais educadores, professores, pedagogos e estudantes da área da educação. Ministrante: Dra. Roberta Pereira Matos e Lic. Jacqueline de Moura Ferreira
Instrutor: Jacqueline de Moura Ferreira jacqueline.ferreira
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Roda de conversa - Extensão e ensino: A arte como agente de práticas interdisciplinares
Vagas disponíveis: 87
Esta mesa traz como pauta de discussão experiências de professores de diferentes áreas do conhecimento e tentativas de construção de processos interdisciplinares. Trata-se da apresentação de Projetos de Extensão que buscam promover a partir de atividades artísticas e linguageiras ações de ensino/extensão que permitem ao discente a construção de um protagonismo tanto no processo extensionista, quanto para a produção de seus conhecimentos. Assim, apresentam-se os projetos de Extensão desenvolvidos no Campus Araçuaí e Diamantina. O Campus Araçuaí traz o LITERARTES cujo objetivo é a promoção da Arte em suas diversas modalidades, principalmente, a Literatura, Artes Plásticas, Teatro e a Fotografia. Cabe destacar também o projeto a Arte de Estampar a vida que visa a produção de painéis em instituições parceiras. Em 2021 e 2022, houve a produção dos painéis: “Painel da Felicidade” e “Painel Jequibay”. O Campus Diamantina apresenta o Projeto ‘Almanaque IF-Diamas’ e um relato de experiências de uma Unidade Curricular: “Química em casa”. As experiências relatadas buscam evidenciar a construção integrada entre Extensão e Ensino, tendo na arte e na linguagem o ponto fulcral para o desenvolvimento de novas aprendizagens. Ainda é fundamental destacar que a interdisciplinaridade ocorre não apenas entre Extensão e Ensino, mas sobretudo, apresentam-se experiências que integram conteúdos como Literatura, Português, Matemática, Química, dentre outros.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dra. Lílian Gonçalves de Melo
Instrutor: Lillian Gonçalves de Melo
Local: Online
Horários: 08:00h às 10:00h
Soroban: Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas Através do Ábaco Japonês
Vagas disponíveis: 75
O Soroban é um tipo de ábaco originado no Japão e permanece sendo utilizando hoje em alguns países asiáticos como ferramenta de ensino da Matemática. Com o Soroban, habilidades como agilidade, memorização, concentração e cálculo mental são desenvolvidas ao máximo. A proposta da oficina é apresentar o ábaco, como utilizá-lo para realizar algumas operações básicas, e mostrar como ele é uma ferramenta essencial para o ensino da Matemática e desenvolvimento do cálculo mental. Também serão apresentados meios para começar a aprender a utilizar o ábaco, como o Simple Soroban, aplicativo para celular gratuito que simula um ábaco virtual.Público-alvo: Ensino Médio. Ministrantes: Lic. Daniela Cotta Bicalho; Davi José Moreira de Andrade Moraes - estudante IFNMG
Instrutor: Davi José
Local: Online
Horários: 08:00h às 10:00h
TARGET GEDWEB e normas ABNT
Vagas disponíveis: 44
Apresentação da plataforma Target Gedweb e acesso às normas da ABNT.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, Docentes  Ministrantes: Esp. Sabrina da Silva de Oliveira
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 12:00h
Palestra: Biodiesel: o diesel do futuro
Vagas disponíveis: 64
O biodiesel é um dos principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil. Esse combustível renovável pode ser usado em sua forma pura ou misturado em diferentes frações ao diesel de petróleo. A principal rota de produção do biodiesel é através da reação de transesterificação. Nesse processo, uma molécula de triacilglicerídeo, presente em óleos e gordura animal, reage com três moléculas de álcool (metanol ou etanol), seja em condições supercríticas ou na presença de catalisadores (homogêneo, heterogêneo ou enzimático), produzindo três moléculas de ésteres metílicos ou etílicos de ácido graxos (biodiesel) e uma molécula de glicerol. O biodiesel é produzido a partir de matérias-primas renováveis e sustentáveis, dentre elas a soja, o girassol, a mamona, o milho, o pinhão manso, o caroço de algodão, a canola, o babaçu, o buriti, o dendê, a macaúba e o amendoim, além das de origem animal como o sebo bovino e as gorduras de frango e de suínos. Óleos de descarte, óleos de vísceras de peixes e óleos usados para cocção de alimentos (óleo de fritura) também são utilizados como matérias-primas alternativas.Público-alvo: Alunos do ensino médio e superior. Ministrante: Ma. Adeline Cristina Pereira Rocha
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 09:00h às 10:00h
Palestra: Etanol de Segunda Geração: futuro dos combustíveis?
Vagas disponíveis: 84
O etanol de segunda geração é produzido a partir da hidrólise da biomassa lignocelulósica para a formação de açúcares passíveis de fermentação por leveduras para a fabricação de etanol. Uma das formas de realizar a hidrólise do material lignocelulósico é utilizando-se catalisadores enzimáticos, como as xilanases e celulases. Esses biocatalisadores muitas vezes são onerosos e seu reuso é de grande valia, bem como a estabilidade às altas temperaturas, fatores que podem ser obtidos através da imobilização enzimática e elevar sua aplicabilidade em grande escala.Público-alvo: Alunos do ensino médio e superior. Ministrante: Me. Tarcísio Michael Ferreira Soares de Oliveira
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 09:00h às 10:00h
Criação de jogos educativos através do PowerPoint
Vagas disponíveis: 19
Com o avanço da tecnologia a procura por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem vem crescendo cada vez mais. Os jogos são ótimos recursos a serem utilizados em sala de aula visto que cada vez mais os jovens estão em busca de jogos para diversão, principalmente no que diz respeito aos jogos eletrônicos. Assim, utilizá-los em sala de aula se torna uma ferramenta importante para chamar a atenção dos alunos, revisar conteúdos unindo diversão e ensino com o intuito de promover atividades lúdicas em sala. Diversos softwares, plataformas e aplicativos podem ser utilizados no ensino auxiliando o professor em seu trabalho em sala de aula. Dentre esses recursos disponíveis, pode-se citar o PowerPoint desenvolvido pela Microsoft que comumente é utilizado para confecção de apresentações para trabalhos em sala de aula, congressos, palestras, reuniões. Aqui, destacamos o PowerPoint como um recurso útil na confecção de jogos educativos, visto a sua fácil manipulação e por ser uma ferramenta inserida em nosso contexto diário, sendo essa uma justificativa para a realização do minicurso intitulado “Criação de jogos educativos através do PowerPoint”, pois auxiliará o professor na construção de aulas mais prazerosas, estimulando e aprimorando habilidades dos alunos através da utilização de metodologias ativas. Para tanto serão elaborados jogos para que os professores conheçam a ferramenta com um novo olhar que ultrapasse a ideia da sua utilização somente para apresentações como citado anteriormente. Dessa forma, os objetivos do minicurso são Avaliar a importância da gamificação como metodologia ativa em sala de aula; Reconhecer a ferramenta PowerPoint como um recurso para criação de jogos educativos; e Confeccionar um jogo através do PowerPoint para utilização em sala de aula. O minicurso acontecerá através da plataforma online Google Meet, sendo necessário que o ouvinte tenha computador ou outro dispositivo (smartphones, tablets, etc) com internet para participar do mesmo.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrantes: Me. Gustavo de Oliveira Andrade; Lic. Leonardo Nascimento Jardim; Déborah Rodrigues Barros Lima
Instrutor: Gustavo de Oliveira Andrade
Local: Online
Horários: 10:00h às 12:00h
Como calcular os custos de produção na pecuária de corte
Vagas disponíveis: 9
Pretende-se introduzir os conceitos relacionados aos cálculos dos custos de produção da arroba e do bezerro desmamado.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Bsc. Dermeval Ferreira Flores Neto
Instrutor: DERMEVAL FERREIRA FLORES NETO
Local: Online
Horários: 13:00h às 17:00h
O Atendimento Educacional Especializado – AEE e o uso das tecnologias assistivas nas aulas da Educação Infantil
Vagas disponíveis: 55
A proposta de oficina pretende realizar estudo sobre AEE e o uso de Tecnologia Assistiva na educação infantil , apresentando possibilidades de inserir instrumentos tanto artesanais como tecnológicos que promovam uma educação inclusiva de fato.Público-alvo: Público externo, Professoras/es de Educação Infantil e AEE, estudantes de graduação. Ministrante: Ma. Cristiane Sousa
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 13:00h às 17:00h
Planejamento Amostral e Geoestatística no QGIS
Vagas disponíveis: 39
Pretende-se introduzir os conceitos da análise espacial de dados e das técnicas geoestatísticas, com foco nas estratégias de amostragem de campo, caracterização e modelagem de uma variável aleatória no contexto agronômico. A utilização do Software livre Quantum Gis, por meio do plugin Smart-Map, será a ferramenta necessária para a geração de semivariogramas, os quais representarão a variação e mapas de interpolação que demonstrarão o resultado da distribuição estimada.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, Produtores Rurais. Ministrante: Me. Kaique Mesquita Cardoso
Instrutor: Kaíque Mesquita Cardoso
Local: Online
Horários: 13:00h às 17:00h
Workshop: fundamentos de projetos bi e tridimensionais e suas aplicações
Vagas disponíveis: 64
A presente atividade tem por objetivo ensinar os participantes os principais fundamentos de projetos bi e tridimensionais e suas aplicações, também aprenderão conceitos de desenho técnico, impressão 3D, corte e gravação em CNC Laser.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Bsc. Samuel Lopes Andrade
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 13:00h às 17:00h
Ensino de Ciências por Investigação: fundamentos e práticas
Vagas disponíveis: 0
Propõe-se a realização de um minicurso, dividido em duas partes. A primeira abordará os principais fundamentos teóricos da abordagem didática do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI), bem como alguns exemplos de atividades práticas investigativas. Na segunda parte, os cursistas serão convidados a elaborar uma atividade investigativa, divididos em grupos, com auxílio das salas temáticas do Google Meet. A proponente irá fornecer um material complementar (e-book) e propor a orientação aos cursistas que optarem por desenvolver e investigar suas atividades investigativas em salas de aula.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo, Licenciandos e professores de Ciências da Natureza da Educação Básica. Ministrante: Ma. Priscila Franco Binatto
Instrutor: Priscila Binatto
Local: Online
Horários: 14:00h às 18:00h
Eu Mulher negra?
Vagas disponíveis: 55
A presente atividade propõe estabelecer um momento de reflexão acerca da mulher negra brasileira na atualidade, debatendo como tema fundamental a materialidade do corpo feminino negro no combate à desigualdade de direitos necessários a sua sobrevivência, a partir das reflexões levantadas por grandes intérpretes negras brasileiras. Desse modo, buscaremos dialogar com Lélia Gonzalez, Beatriz do Nascimento, Maria Aparecida Silva Bento, Sueli Carneiro e Conceição Evaristo.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Ma. Leidiany Peric dos Santos
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 14:00h às 16:00h
Modelagem de Negócios de Impacto - Teoria da Mudança e Modelo C
Vagas disponíveis: 67
As Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) têm sido desafiadas à implementarem estratégias que resolvam os problemas que interferem na conexão entre a ciência e o setor produtivo, o mundo dos negócios. O contexto atual pressiona cientistas, pesquisadores e gestores a atuarem na transformação de projetos de pesquisa em empreendimentos que entreguem algum tipo de solução de mercado, produtos e/ou serviços, que promovam impacto econômico, social e ambiental. E essa problemática se faz presente nas pesquisas científicas sobre questões socioambientais, que corresponde ao campo de atuação dos negócios do Setor 2,5, mais conhecido como Negócios de Impacto. A Modelagem de Negócios é a etapa em que se avança no planejamento das ideias, para materializar as soluções viáveis e implementá-las. Em negócios de impacto socioambiental o ponto de partida deve ser a visão compartilhada dos critérios para a solução que está sendo desenvolvida entre os participantes na sua implementação. Portanto, o desenho do modelo deverá ser simplificado, de fácil compreensão. Diante disso, esta oficina visa desenvolver nos participantes competências necessárias para elaborar e implementar modelos de negócios de impacto, utilizando as principais ferramentas de modelagem, baseadas em design thinking e abordagem lean. De modo mais específico, pretende-se apresentar a ferramenta Modelo C, a qual inclui a Teoria da Mudança em sua metodologia. A atividade contará com exposição teórica dialogada, apresentação de cases e orientação detalhada sobre a aplicação da ferramenta em situações reais.Público-alvo: Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Me. Rafael Farias Gonçalves
Instrutor: RAFAEL FARIAS GONÇALVES
Local: Online
Horários: 14:00h às 16:00h
Comunicação e Motivação Pessoal
Vagas disponíveis: 869
Estratégias para desenvolver uma comunicação assertiva, que vai apoiar na construção dos relacionamentos e na motivação pessoalPúblico-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo Ministrante: MBA. Priscila Moreira Diniz
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 15:30h às 16:30h
A importância dos registros e patentes
Vagas disponíveis: 893
As patentes e os registros são as meios de assegurar a propriedade intelectual de produtos e/ou processos. E conhecer esses mais sobre a implementação de registros e patentes é fundamental em um mundo de concorrência crescente, onde o poder de inovação, diferenciação, criação de valores e tendências está associado ao sucesso de empresas, produtos e serviços.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dr. Eduardo Manuel de Freitas Jorge
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 17:00h às 18:00h
Irrigação: Avaliação e Diagnóstico de Sistemas
Vagas disponíveis: 9
Para uma maior eficiência de uso da água os sistemas de irrigação devem estar em ótimas condições de uso. Para isso, avaliações do sistema devem ser realizadas periodicamente a fim de diagnosticar possíveis problemas e solucioná-los. Esse minicurso trará procedimentos, análises e dicas de como avaliar os principais sistemas de irrigação nos cultivos agrícolas.Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Público externo. Ministrantes: Me. Antônio Fabio Silva Santos; Bsc. Dianielle Caroline Antunes dos Anjos; Bsc. Sarah Ferreira Lopes Amaro
Instrutor: Antonio Fabio Silva Santos antonio.santos
Local: Online
Horários: 18:00h às 20:00h
A ciência em tempos de crise – A Química das relações
Vagas disponíveis: 1733
Em tempos de crise... reconhecer e gerenciar mudanças, preparar e planejar o futuro ou construir novos caminhos? Vivemos em mundos conectados, estamos acelerados, interagindo com pessoas, conhecimento e informação, que transformam o “fazer ciência” nas suas diferentes áreas do conhecimento. Convivemos com transformações cada vez mais rápidas, inclusive em nós enquanto indivíduos. Somos contemporâneos em um processo complexo de construção de sociedade e o nosso tempo abre espaço para novos olhares de como construir ciência e trabalhar com ela. Afinal, como trabalhar essa Química?Público-alvo: Discentes do Ensino Médio, Discentes do Ensino Superior, Discentes da Pós-Graduação, Servidores do IFNMG, Público externo. Ministrante: Dr. Juan Roa
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 19:00h às 20:00h

Anexos do Evento

Arquivo Acesso
Modelo para Submissão - Resumo Expandido Baixar
Regras de Submissão de Trabalhos - Resumo Expandido Baixar
Passo a Passo para cadastro de avaliadores Baixar
Regras de Avaliação de Trabalhos - Resumo Expandido Baixar
Regras para envio de Videos Baixar
Cronograma SIC Atualizado Baixar