Entrar

V Semana de Ciências Agrárias do IFNMG-Campus Almenara

A Semana da Ciências Agrárias é uma iniciativa do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- IFNMG, organizada por uma comissão de docentes e discentes do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica do Campus Almenara, MG.

O evento ocorrerá entre os dias 20, 21 e 22 de setembro de 2022 e terá como tema principal: " Desafios e Possibilidades para a Segurança Alimentar", onde haverá palestras e minicursos com diversos temas destinados aos participantes.


Período de Inscrição:

12/09/2022 à 22/09/2022

Período de inscrição encerrado!

Programação


Abertura e Palestras do Evento
Vagas disponíveis: 372
No primeiro dia do evento será apresentado o Credenciamento; Abertura do evento; Palestra1 : Importância da mulher para o agronegócio; Palestra 2: Crédito fundiário; Palestra 3: Importância da gestão para propriedades rurais; Palestra 4: Reserva Biológica da Mata Escura
Instrutor: Não informado!
Local: Auditório do Campus Almenara
Horários: 08:00h às 17:10h
Estações
Vagas disponíveis: 418
A região do Baixo Jequitinhonha tem como uma de suas principais atividade a pecuária, atividade esta realizada basicamente a pasto. No entanto, em função da estacionalidade de produção das forrageiras, é de suma importância traçar estratégias para suplementação dos animais no período seco do ano. Algumas alternativas mostram-se como importantes recursos alimentares tais como, cana-de-açúcar, feno, palma forrageira e capineira. Portanto, as estações terão como objetivo demonstrar algumas características dos recursos alimentares supracitados, abordando diversos aspectos que contribuirão para o desenvolvimento da pecuária regional.
Instrutor: Não informado!
Local: Núcleo de Produção Campus Almenara
Horários: 08:00h às 11:40h
Minicurso - Utilização de resíduos de mandioca na alimentação animal
Vagas disponíveis: 0
A Mandioca trata-se de uma cultura de bastante relevância para a região do Baixo Jequitinhonha, especialmente para agricultores familiares. O tubérculo é basicamente processado em farinheiras, dando origem a uma série de produtos, tais como, farinha, beiju, tapioca, etc. No entanto, essa produção gera vários resíduos, que na maioria das vezes são descartados inadequadamente no meio ambiente, podendo causar prejuízos a este. Sendo assim, o minicurso tem como objetivo traçar medidas para utilização dos resíduos de mandioca, abordando suas potencialidades para utilização na alimentação animal.
Instrutor: Felipe Martins Guimarães
Local: Sala anexa ao Curral Campus Almenara
Horários: 08:00h às 11:40h
Minicurso – Cerca Elétrica
Vagas disponíveis: 1
No tocante a divisão de áreas dentro de uma propriedade rural, a cerca elétrica consiste em um recurso de simples execução e de baixo custo quando em comparação com cercas convencionais. Essa ferramenta pode ser construída de forma permanente ou temporária. Portanto, o presente minicurso tem por objetivo demonstrar de forma prática a construção de uma cerca elétrica, demonstrando as técnicas de construção e os materiais necessários.
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 08:00h às 11:40h
Minicurso – Coleta e Análise de solo
Vagas disponíveis: 1
A análise de solo é um ponto indispensável na produção vegetal, pois a partir dela é feita a recomendação da adubação e calagem na área a ser plantada, o que nos permite dispor de uma nutrição balanceada para as plantas e o alcance de altas produtividades. É através dela que conseguimos quantificar os nutrientes, matéria orgânica e o pH presente naquele solo, e para isso é essencial que todos os processos sejam feitos corretamente, desde a coleta da amostra até a análise em si, pois muitas vezes quando essas etapas são feitas de maneira errada, comprometem o resultado final. Com isso, o presente minicurso mostrará as maneiras corretas de executar as coletas e análises básicas, a fim de melhorar a produção e a qualidade do solo.
Instrutor: Michelle Barlette de Oliveira, Vico Mendes Pereira Lima
Local: Laboratório de Solos Campus Almenara
Horários: 08:00h às 11:40h
Minicurso-Apicultura
Vagas disponíveis: 0
À apicultura consiste em uma atividade de baixo impacto ambiental, além de que traz consigo uma série de benefícios à produtividade de várias culturas em função da polinização promovida pelas abelhas. Ressaltam-se ainda a variedades de produtos obtidos por meio dessa atividade, tais como, mel, própolis, cera, pólen, etc. Nesse viés, o minicurso de apicultura terá como objetivo principal demonstrar os componentes básicos para formação de um apiário, bem como explanar as características da atividade apícola.
Instrutor: Não informado!
Local: Laboratório de Grandes Culturas Campus Almenara
Horários: 08:00h às 11:40h
Minicurso-Manejo de Fitonematoides em Hortaliças
Vagas disponíveis: 0
Fitonematoides são microrganismos microscópicos que habitam no parasitando espécies vegetais para a sua sobrevivência. Esses organismos são patógenos de importância mundial para as hortaliças, especialmente em regiões de clima tropical. Nessas culturas, os fitonematoides podem ocasionar perdas de até 100% da produção. Entre os principais gêneros de fitonematoides que parasitam as hortaliças destacam-se Meloidogyne spp. (nematoide das galhas radiculares); Pratylenchus spp. (nematoide das lesões radiculares); Radopholus similis (nematoide cavernícola); Rotylenhulus reiniformis (nematoide reiniforme); Ditylenchus spp. (nematoide das hastes e bulbo); Scutellonema spp. (nematoide da casca preta). Entre os sintomas que esses causam em hortaliças, destacam-se a formação de galhas no sistema radicular, a formação de raízes curtas, raízes necróticas, nanismo, clorose na parte aérea, plantas raquíticas e murchas. Diante disso, a correta identificação desses organismos é essencial para que se possa traçar as melhores medidas de controle, sendo que essas se baseiam no manejo integrado, fazendo-se o uso de técnicas que envolvem o controle cultural, físico, biológico, genético e químico, obtendo-se assim, produtos de melhor qualidade, além de uma maior produtividade.
Instrutor: Vitor Pereira de Sousa
Local: Laboratório de Microscopia Campus Almenara
Horários: 08:00h às 11:40h
Minicurso-Técnicas de Propagação de Mudas Frutíferas
Vagas disponíveis: 0
O minicurso irá abordar sobre a propagação vegetativa de goiabeira por enraizamento de estacas e a produção de mudas de mangueira, empregando a técnica de enxertia por garfagem em fenda cheia. Observações: No dia do mine curso se possivel levar um canivete.
Instrutor: Jose Maria Gomes Neves
Local: Casa de vegetação do Setor de Fruticultura Campus Almenara
Horários: 08:00h às 11:40h
Minicurso-Silagem
Vagas disponíveis: 2
A pecuária consiste numa atividade bastante relevante para a região do Baixo Jequitinhonha. Contudo, a estacionalidade de produção das forrageiras faz com que haja a necessidade de adotar medidas para a convivência com o período de menor oferta de forragem. Diante disso, a produção de silagem consiste em uma técnica de conservação de forragem, podendo ser utilizada como recurso alimentar no período seco do ano. Sendo assim, o presente minicurso apresentará técnicas de produção de silagem, abordando todos os aspectos que devem ser levados em consideração para fabricação de um material conservado de qualidade.
Instrutor: Felipe Martins Guimarães
Local: Sala anexa ao curral (período da tarde) Campus Almenara
Horários: 13:30h às 17:10h
Minicurso-Teste de Tetrazólio em Sementes de Soja e Feijão-caupi
Vagas disponíveis: 2
Os participantes do minicurso terão acesso a conhecimentos gerais suficientes que permitam realizar o teste de tetrazólio, que é um teste bioquímico que tem como principal objetivo determinar a viabilidade e vigor das sementes de soja, esta tecnologia permite informar a ocorrência de danos por secagem, por insetos e por umidade, bem como detectar danos mecânicos de colheita e/ou durante o beneficiamento.
Instrutor: Jose Maria Gomes Neves
Local: Laboratórios de Solos Campus Almenara
Horários: 13:30h às 17:10h

Anexos do Evento

Arquivo Acesso