1º Fórum de Educação do Campo: Pedagogia da Alternância e Tecnologias Sociais
Evento Online
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Arinos, por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo (NEPAEC) vem acumulando conhecimento e experiências no que se refere à um projeto de ensino mais viável para fortalecer os vínculos do IFNMG - Campus Arinos com as comunidades do territorio do Vale do Urucuia e conhecer as demandas das comunidades rurais da região.
A Educação do Campo estabelece leis, diretrizes instruções e princípios para não ferir a cultura, o trabalho os festejos e a identidade dos povos do campo. Não é uma Pedagogia, antes é um paradigma de concepção pedagógica contra-hegemônica de prática pedagógica e, sobretudo, tem como objetivo “orientar e projetar outras práticas e políticas de educação” (CALDART 2004 p.17). O referencial teórico-metodológico e a prática pedagógica são pensadas pela classe trabalhadora do campo e corroboram para a superação do modelo desigual de educação.
A Pedagogia da Alternância é anterior a Educação do campo. Ela valoriza, atende e aproxima-se dos princípios do amor a terra e ao território, que são peculiares da Educação do Campo, porém ambos contém territórios conceituais com objetivos e princípios diferentes. Os princípios basilares da Pedagogia da Alternância são a relação educação e trabalho. Ela faz uso da sucessão de tempos e espaços de aprendizagem: tempo/ espaço escola e tempo/espaço comunidade. A formação em alternância se constrói concomitantemente com o modo de viver dos sujeitos em situações de trabalho no campo.
13/09/2021 à 28/09/2021
Programação
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Anexos do Evento
Arquivo | Acesso |
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