Entrar

1º Fórum de Educação do Campo: Pedagogia da Alternância e Tecnologias Sociais

Evento Online

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Campus Arinos, por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia da Alternância e Educação do Campo (NEPAEC) vem acumulando conhecimento e experiências no que se refere à um projeto de ensino mais viável para fortalecer os vínculos do IFNMG - Campus Arinos com as comunidades do territorio do Vale do Urucuia e conhecer as demandas das comunidades rurais da região. 

A Educação do Campo estabelece leis, diretrizes instruções e princípios para não ferir a cultura, o trabalho os festejos e a identidade dos povos do campo. Não é uma Pedagogia, antes é um paradigma de concepção pedagógica contra-hegemônica de prática pedagógica e, sobretudo, tem como objetivo “orientar e projetar outras práticas e políticas de educação” (CALDART 2004 p.17). O referencial teórico-metodológico e a prática pedagógica são pensadas pela classe trabalhadora do campo e corroboram para a superação do modelo desigual de educação.

A Pedagogia da Alternância é anterior a Educação do campo. Ela valoriza, atende e aproxima-se dos princípios do amor a terra e ao território, que são peculiares da Educação do Campo, porém ambos contém territórios conceituais com objetivos e princípios diferentes. Os princípios basilares da Pedagogia da Alternância são a relação educação e trabalho. Ela faz uso da sucessão de tempos e espaços de aprendizagem: tempo/ espaço escola e tempo/espaço comunidade. A formação em alternância se constrói concomitantemente com o modo de viver dos sujeitos em situações de trabalho no campo.


Período de Inscrição:

13/09/2021 à 28/09/2021

Período de inscrição encerrado!

Programação


Cerimônia de abertura
Vagas disponíveis: 236
13h30 – Mística - Atividade Cultural: O nosso Grande Sertão Veredas13h45 - Mesa de Abertura14h00 - Conferência de Abertura: A identidade dos Institutos Federais e a Educação Profissional e Tecnológica: O que é essa nova institucionalidade?Conferencista: Professor Ricardo Magalhaes Dias Cardozo. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília; Especialização em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa pela mesma instituição e possui Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros e professor efetivo da área de Didática e Fundamentos da Educação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas. Atualmente Pró-Reitor de Ensino do IFNMG. Desde 2018 é vice-coordenador do Fórum de Dirigentes de Ensino- FDE do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.Mediador: Adailton Cardoso da Silva. 
Instrutor: Caíque Cardoso
Local: Online
Horários: 13:00h às 15:20h
O desenvolvimento Integrado e Sustentável e a emancipação econômica na dinâmica da representatividade das comunidades rurais do Vale do Rio Urucuia
Vagas disponíveis: 233
Conferencista: José Idelbrando Ferreira de Souza: Ex vereador e ex-prefeito de Arinos (mandato 1997-2000), idealizador do Projeto de Articulação Comunitária de Arinos (MG) e Região denominado Acomar/Urucuia Grande Sertão e Presidente da Agência de Desenvolvimento de Biorregiões do Vale do Rio Urucuia - (ADISVRU).Mediador: Adailton Cardoso da Silva.16h10 - Respostas aos questionamentos no chat17h00 - Encerramento 1º dia
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 15:30h às 17:00h
A Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância: Que Educação queremos?
Vagas disponíveis: 234
Conferencista: João Batista Pereira de Queiroz – Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), possui Pós Doutorado na Universidade Federal de Viçosa (2019/2020). Possui graduação em Filosofia pelas Faculdades Associadas Ipiranga (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1997). É professor da Universidade de Brasília (UnB), Campus Planaltina/DF (FUP), atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC). Tem experiência de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de Educação, com atuação em Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Formação de Educadores/as do Campo.Mediadora: Tânia Mares
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 14:00h às 14:50h
As Mediações Didático - Pedagógicas da Alternância
Vagas disponíveis: 241
Conferencista: Tânia Maria Mares Figueiredo - Doutora em La Educacion, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Vale do Rio Verde, professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, campus Almenara e coordenadora do curso Tecnico em Agropecuária em Regime de Alternância no IFNMG-Campus Almenara.Mediador: Jacqueline de Moura Ferreira
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 15:30h às 17:00h
Pedagogia da Alternância, Educação do Campo e Tecnologias Sociais: Onde estão os sujeitos sociotécnicos da Educação do Campo?
Vagas disponíveis: 237
Conferencista: Ricardo Toledo Neder - Pós-doutoramento Ecodesenvolvimento e Sustentabilidade (EHESS, Paris. 1996); Política Social e Gestão Comunitária (New School for Social Research, Nova York, 2007); Filosofia da Tecnologia (USP/FFLCH 2007), Pensamento Latino Americano em Ciência, Tecnologia, Sociedade (Universidade Quilmes, Argentina, 2015), Doutor em Ciências (USP, FFLCH Universidade de São Paulo, 1994), Mestre em Sociologia e Ciência Política (Unicamp, 1984) e Graduação em Sociologia e Economia Política na Universidade de Brasília (1980). Prof. Associado II da Universidade de Brasília, atua na graduação, especialização e pós-graduação da UnB vinculado a Faculdade UnB Planaltina e no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM/Reitoria - UnB.Mediador: Tânia Mares
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 14:00h às 14:40h
Mesa Redonda: Onde estão os sujeitos de direito da Educação do Campo?
Vagas disponíveis: 239
Temática: Onde estão os sujeitos de direito da Educação do Campo?Será desenvolvido um diálogo acerca do contexto da Pedagogia da Alternância sob as perspectivas dos objetivos da Educação do Campo, analisando-os pelo prisma do contexto histórico de uma classe trabalhadora alijada do processo educacional. Será demonstrado o contexto do surgimento da exigência de um novo paradigma de pedagogia escolar da população rural. Nessa mesa, os participantes discutirão quais são os sujeitos de direito da Educação do Campo e os diversos lugares em que se encontram esses sujeitos. Discutirão também a diferença entre Educação do Campo e a Pedagogia da Alternância bem como o papel destes paradigmais educacionais na Educação omnilateral e democrática.
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 15:20h às 17:00h
Tecnologias Sociais e Adequação Sociotécnica no contexto das possibilidades educacionais da Educação do Campo
Vagas disponíveis: 240
Conferencista: Nathan Carvalho Pinheiro - Doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) Graduado em Física pela Universidade de Brasília (2008), Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, atuando principalmente em pesquisas sobre o Ensino de Física na Educação do Campo. Mediador: Tânia Mares
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 14:00h às 14:40h
Mesa Redonda: Ciência, Tecnologia e desenvolvimento da Agricultura Familiar
Vagas disponíveis: 244
Temática: Agricultura Familiar e as Tecnologias Sociais no contexto da Educação do Campo A agricultura familiar é uma alternativa para fixação da população originária da região. A região Noroeste de Minas é possuidora de um elevado número de propriedades rurais, assentamentos da Reforma Agrária e dispõe de vasta extensão territorial e recursos hídricos acessíveis. O processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos é importante para a região, pois a agricultura familiar necessita de reverter um quadro característico de estagnação devido a falta de incentivos de assistência técnica e de qualificação, resultando em processos  de gestão de produção, manejo e comercialização deficientes. Nesse simpósio, os participantes discorrerão sobre a relevância das adequações sociotécnicas na dinâmica do desenvolvimento das comunidades tradicionais rurais e as tecnologias sociais existentes que podem contribuir para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais articulados aos processos de formação profissional acessível e democrático.
Instrutor: Não informado!
Local: Online
Horários: 15:10h às 16:40h
Atividade cultural de encerramento do Evento: Escola Estadual Chico Mendes- uma história de luta
Vagas disponíveis: 242
Instrutor: Caíque Cardoso
Local: Online
Horários: 17:30h às 18:00h

Anexos do Evento

Arquivo Acesso